A Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), está presente na Assembleia de Verão da Famurs, que aconteceu em Xangri-Lá, no litoral norte. O tradicional evento reuniu em torno de 700 autoridades de todo o Rio Grande do Sul, entre eles: prefeitos, vice-prefeitos, secretários e servidores municipais, vereadores e representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Da região, estavam presentes o presidente da AMAU e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, Josiel Griseli (prefeito de Ponte Preta), Claudimir Paniz (prefeito de São Valentim); Maurício Soligo (prefeito de Getúlio Vargas), Joarez Sandri (prefeito de Cruzaltense), Beto Bordin (prefeito de Jacutinga), Vannei Mafissoni (prefeito de Marcelino Ramos), Orlei Giaretta (prefeito de Floriano Peixoto), Cassio José Kolcente (vice-prefeito de Centenário) e Élsio Carlos Valduga (vice-prefeito de Ponte Preta), entre outros servidores públicos e primeiras-damas.
Governador do RS
Eduardo Leite foi um dos palestrantes na terça-feira (14), e abordou temas sobre o relacionamento dos gestores municipais com o Estado RS, quando antecipou edital de fomento a eventos municipais no valor de R$ 30 milhões e a criação de uma nova sistemática de acompanhamento dos convênios com os municípios.
Na presença de centenas de prefeitos, o governador afirmou que quer governar nesse segundo mandato ampliando a parceria com os municípios. “Iremos lançar novas rodadas do Avançar, mas eu preciso também da parceria dos municípios, com algumas exigências para tornar o município apto a receber por convênios recursos do Estado”, pontuou.
Reforma Tributária
O presidente da AMAU e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, afirma que a associação se posicionou preocupada com a Reforma Tributária que em breve será analisada pelo Congresso Nacional: “da maneira que está colocada, pode retirar recursos dos municípios e concentrar ainda mais o bolo orçamentário na União. Estaremos juntos com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Famurs na Marcha em Brasília no fim deste mês, reforçando a importância dos municípios, que cuidam da saúde, educação e infraestrutura dos meios urbano e rural”.
A Assembleia de Verão da Famurs, está sendo uma oportunidade para os gestores dialogarem e adquirem conhecimento em relevantes pautas, para fortalecimento do municipalismo gaúcho.