Na manhã desta quinta-feira (9), estiveram reunidos, no Gabinete do prefeito Mauricio Soligo, os representantes das prefeituras de oito municípios – Getúlio Vargas, Estação, Ipiranga, Erebango, Charrua, Quatro Irmãos, Sertão e Floriano Peixoto. Estes são os munícipes que integram o Sistema de Videomonitoramento Regional, realizado pela Brigada Militar de Getúlio Vargas, sistema de monitoramento que está espelhado e interligado à Polícia Civil do município.
Estiveram presentes prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, assessores jurídicos, membros do Conselho Comunitário Pró Segurança Pública (Consepro) de Getúlio Vargas, que é quem faz a gestão da Sala de Videomonitoramento, e integrantes da Comissão do Programa Cidade Segura de Getúlio Vargas, desenvolvido por meio do Programa de Desenvolvimento de Getúlio Vargas (Prodege), integrado pela Prefeitura, Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas (ACCIAS), Câmara de Dirigentes Lojistas de Getúlio Vargas (CDL), Consepro, Brigada Militar, Polícia Civil e Sicredi.
Objetivo da reunião
O encontro tinha o objetivo de apresentar uma proposta de aporte de recursos financeiros, por parte dos municípios, para ampliar a Sala de Videomonitoramento (obra física) e melhorar os equipamentos ali instalados. Assim como a ampliação do número de telas e substituição de algumas, aquisição de um servidor mais potente, com mais HDs e possibilidade de maior backup, nobreak mais potente e banco de baterias. Essas necessidades foram apresentadas pelo presidente do Consepro de Getúlio Vargas, Gelso Graciola.
O prefeito Mauricio Soligo, coordenou o encontro e destacou a importância dessa ampliação da Sala de Videomonitoramento, assim como das melhorias nos equipamentos, enaltecendo o importante avanço na segurança de todos os municípios com a instalação de câmeras e o sistema de vigilância realizado na Brigada Militar.
Ao final da reunião, os presentes aprovaram o repasse de recursos financeiros que será realizado por meio de convênio dos municípios com Getúlio Vargas, que repassará para o Consepro realizar a administração dos valores, fiscalizar e prestar contas dos investimentos.