Na última quinta-feira (15), foi divulgado os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2021 (Ideb). A avaliação reúne dois conceitos de avaliação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Com média de 6,7, o município de Cruzaltense ficou na terceira colocação no Rio Grande do Sul, na categoria escola municipal anos finais. A boa nota veio da Escola Municipal Mario Quintana, do 6º ao 9º ano. Cruzaltense ficou atrás apenas dos municípios de Picada do Café com nota 6,9 e Harmonia com nota 6,8.
O prefeito Joarez Sandri atribui o resultado, principalmente, ao trabalho intenso realizado durante a pandemia. “Embora no ano de 2021 a gente tenha ficado com as escolas até o mês de junho fechadas, o ensino foi levado a sério. Isso fez com que os estudantes mantivessem o nível de aprendizagem”, relata.
O prefeito conta que a medida adotada pelo município foi o de aulas online, mas as crianças que não tinham acesso à internet, que segundo o município era cerca de 3% dos alunos, recebiam o material em casa pela equipe escolar.
Joarez ainda enfatiza que o retorno à modalidade presencial foi pensada e pode ter sido também um dos diferenciais, “no pós-pandemia fizemos uma boa recepção aos alunos, a gente melhorou o ambiente escolar e realizamos investimentos. Outro fator decisivo foi que os professores se dedicaram, voltaram com vontade de incentivar os alunos”, frisa.
A coordenadora de Educação, Alessandra Baruffi, comenta que assim que retornaram as aulas presenciais, as escolas municipais passaram a oferecer suporte pedagógico. Esse suporte serve para os alunos que encontram dificuldades no aprendizado. “Os alunos vão no contraturno escolar, e com o professor da disciplina fazem aulas extras, assim ajudando a melhorar a aprendizagem”, conta a coordenadora.
O prefeito finaliza dizendo sobre a importância dessa conquista, “sabemos que são 497 municípios e todos tentam dar o seu máximo pela educação. E a gente conseguir estar entre as três escolas com o maior índice, foi muito importante”.