13°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Opinião

Memórias de Viagem: Itália – Terra de Origens (Parte X)

teste
Marlei Klein
Por Marlei Klein
Foto Divulgação

O norte industrial da Itália foi com lento trabalho que o homem construiu, para organizar sua subsistência, uma cultura milenar – do vinho, do azeite de oliva e do pão. A esses alimentos arrancados da terra, vieram somar-se as riquezas transplantadas de longínquos horizontes: laranja e limão do oriente, pêssego do irã, tomate do peru, berinjela da índia e pimenta da Guiana.

Reminiscências

Em Veneza, as cores se tornam quase impalpáveis, refletindo nos olhos de viajantes do mundo inteiro as maravilhas da cidade que, há séculos, celebra seu casamento com o mar, de onde vêm suas riquezas. As guerras contra os turcos anunciaram o fim da independência de Veneza. Entregue à Áustria por Napoleão Bonaparte em 1797, anexada ao império napoleônico e, depois, mais uma vez austríaca. A cidade foi definitivamente ligada ao reino da Itália em 1866, por um plebiscito. De seu passado faustuoso sobrevive apenas um cenário que seduz anualmente milhões de turistas.

O Norte da Itália

A partir dos anos 80, a Itália assistiu ao fortalecimento dos movimentos separatistas- as ligas –, que contestam o poder central e aumentam, a cada dia, a distância entre o norte e o sul do país. O Norte – região industrial e rica produtora e o Sul com um florescente turismo. Não faltam diferenças entre o norte e o sul da Itália. O Norte se assemelha a um parque industrial no qual ecoam nomes como Benetton, Fiat, Ferrari, Pirelli...Na liderança do crescimento econômico, estão as cidades de Vicenza e de Treviso, que juntas, possuem um volume de exportação muito grande.

Treviso

Localiza-se na planície Vêneta e é cortada pelo belo Rio Botteniza. Foi fundada em 77 DC. É cidade irmã de Curitiba. Foi importante ducado da Idade Média. Durante a Segunda Grande Guerra, na Sexta-Feira Santa de 1944, foi grandemente bombardeada. Os belos prédios, de hoje, são reconstruções. Famosa por ser sede da Benetton. A família, ainda hoje, é dona da famosa grife.

O fenômeno Benetton

É marca originária da família de Treviso. Hoje, essa marca é constante na moda com franquias no mundo todo. O grupo United Colors of Benetton impulsionou o prêt-à-porter. A moda é volúvel e efêmera. Para capturar as tendências, os criadores têm de manter dupla engenhosidade. De artesãos, eles se transformaram em donos de empresas, preocupados em fazer a imagem prevalecer sobre o produto.

Sua popularidade sempre foi audaciosa pelas suas campanhas publicitárias. Mostravam imagens de uma juventude harmoniosa até imagens fortes como jovens com Aids. O turismo, a moda e os produtos de luxo estão entre as mais poderosas indústrias da Europa. Estas, concluíram que, para vender melhor, deveriam divulgar seu nome através dos meios de comunicação de massas

Sobremesa famosa

TIRAMISSÚ ou o TIRAMISU (em italiano), essa delícia foi criada em Treviso e levada, de diferentes formas, para o mundo todo. Uma família a criou em um pequeno restaurante. Os ingredientes principais são o café ou o vinho Marsala e o queijo Mascarpone. A combinação dos ingredientes é perfeita e o sabor é único. Para acompanhá-la nada melhor do que o vinho Prosecco originário das uvas dessa região. É uma espécie de espumante. Leve e fresco. Resultado das uvas cultivadas nas encostas do Rio Botteniza.

O café italiano

A Itália é o país da paixão pelo café. Eles apreciam, em particular, o cafezinho preto tomado ao fim das refeições. Uma infinidade de escolhas se oferece a eles. Caso você não queira ser qualificado como um turista ignorante, é melhor esquecer o “expresso”. Algumas maneiras de pedir podem ajudar: “Un caffe, per favore! ” O “caffe americano” é mais forte que o servido pelos norte-americanos”, que o tomam muito fraco. O “caffe correto” é incrementado com conhaque ou “grappa”- aguardente italiana. O “caffe freddo” é gelado. O “caffe hagé” é descafeinado. O “caffe latte” é uma tigela de leite quente com café. O “caffe macchiato” é um expresso pingado com leite, parecido com o “cappucino” que é um expresso misturado com uma espuma de leite. Ele é tomado pela manhã, não a qualquer hora do dia. Enfim, para saborear no verão o “granitadi di caffe con panne” é um café gelado, servido com creme de leite batido.

Itália das massas

Em 1877, um certo Barilla abria em Parma- norte da Itália -, uma pequena loja de massas. Foram os pioneiros na produção de massas comerciais. Hoje, os descendentes comandam uma grande logística em vendas de massas alimentares. Empregam milhares de pessoas ao redor do mundo. A produção da Barilla é hoje inteiramente realizada por computadores. Depois da secagem são armazenadas em temperatura que vai de 35ºC a 55ºC. Após, são acondicionadas em embalagens.

Conclusão

Muitos italianos apreciam sair de casa para tomar sua “colazione”- desjejum- em um café. Tudo é pretexto para se reunir em torno de um “caffe” acompanhado de “biscotti”.  Na Itália, as massas são comidas “al dente”, ou seja, um pouco duras e cozidas em grande quantidade de água. Sirva-as imediatamente!                         

A Itália traz a marca de múltiplas referências que vieram da Grécia com a preocupação da perfeição. A paixão pela ornamentação é uma referência do Oriente. Os italianos souberam se expressar por meio das diferentes artes para defender seu patrimônio e se perpetuarem. Assim, seus costumes e tradições são os tesouros inestimáveis de sua história.

 

Publicidade

Blog dos Colunistas