25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Programa Aprende Brasil potencializa proposta pedagógica em Aratiba

teste
A proposta oferta livros didáticos para cada faixa etária
Por Prefeitura de Aratiba
Foto Prefeitura de Aratiba/Divulgação

Neste ano, a Prefeitura de Aratiba, por meio da Secretaria de Educação, proporcionou à Rede Municipal de Ensino, o reforço do Programa Aprende Brasil. Contemplando desde o berçário até o Ensino Fundamental ll, o Programa oferece um sistema de ensino completo, contando com livros didáticos, assessoria pedagógica, Aprende Brasil Digital e o Sistema Hábile.

Desenvolvido para potencializar a qualidade de ensino nas escolas, os conteúdos ofertados no ano dão continuidade ao trabalho realizado no período anterior, garantindo uma aprendizagem progressiva, articulada e interdisciplinar.

Isso é possível devido à oferta de materiais de apoio, como livros didáticos que contam com projeto gráfico adequado à faixa etária do estudante, espaço para registros das atividades realizadas em sala de aula e uma plataforma digital para comunicação com a família e gestão escolar. Além disso, este acesso ao portal interativo auxilia na aprendizagem e fixação dos conteúdos por meio de vídeos e jogos multimídia disponíveis na plataforma.

Outro recurso contemplado pelo Programa que também contribui com a aprendizagem é “O Sondar” - Instrumento de Avaliação. Esse método considera os conteúdos e habilidades trabalhados nos componentes de língua portuguesa e matemática pelo ensino fundamental l e ll, e, após aplicados na turma, o professor elabora um plano de ação para retomar as habilidades que não foram atingidas.

Além dessa análise, também é ofertado o Hábile, uma avaliação educacional externa de aprendizagem em larga escala. Esse recurso disponibiliza testes e questionários nos padrões do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), os quais sistematizam informações referentes ao desempenho dos alunos do 4º e 7º ano, identificando aspectos que podem ser aprimorados e preparando-os para futuras avaliações.

Publicidade

Blog dos Colunistas