25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Comitiva de Erebango marca presença no Encontro Regional promovido pelo TCE

teste
A programação contou com mais de 600 participantes
2
3
Por Prefeitura de Erebango
Foto Prefeitura de Erebango/Divulgação

O prefeito de Erebango, Valmor José Tomelero, a primeira-dama e secretária de Saúde e Assistência Social, Claura Araldi, o presidente da Câmara de Vereadores, Alex Schimelfenig, além de outros secretários e funcionários públicos, prestigiaram na quinta-feira, 23, na URI, a 14ª edição do Encontro Regional de Controle e Orientação (ERCO), promovido pelo Tribunal de Contas do Estado - TCE/RS.

A programação contou com mais de 600 participantes e teve o objetivo de orientar os administradores públicos para as boas práticas na gestão.

Pela manhã, a abertura do evento teve a presença do vice-presidente do TCE-RS, conselheiros; a coordenadora do Serviço Regional de Erechim, Cleonice Pituco; além de diretores do TCE e o chefe de gabinete da presidência, Fabiano Geremia. Entre os aspectos de destaque, está a implementação de projetos, por parte do Tribunal de Contas, entre os quais estão os robôs, utilizados para fazer pesquisas de preços e auxiliar os municípios nesse processo. Na mesma linha, o TCE desenvolve junto ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, um sistema de fiscalização de obras públicas por satélite, o que proporciona ainda mais transparência e permite acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos em tempo real.

O prefeito Tomelero ressaltou que o evento oportunizou o conhecimento de novas metodologias utilizadas pelo TCE-RS para acompanhar, orientar e fiscalizar o trabalho dos gestores e sua equipe. “As atividades também contaram com várias oficinas, onde estivemos presente com a equipe de funcionários. Foi um momento engrandecedor”, afirmou.

Na avaliação do procurador geral do município, Ronaldo Beledelli Pellin, eventos como o 14º ERCO são de suma importância para a atualização quanto às interpretações e orientações do Tribunal de Contas do Estado, órgão de fiscalização externa que assegura, ainda mais, a democracia brasileira. “O evento foi ótimo, pois além das palavras dos conselheiros presentes que enfatizaram o enfoque orientador do TCE, tivemos a oportunidade de aprofundar aspectos de áreas técnicas específicas. O município teve uma expressiva adesão e o evento foi de grande proveito a todos os servidores envolvidos que retornam para Erebango com um conhecimento ampliado sobre a atuação do TCE e, especialmente, do que este espera das gestões públicas submetidas a sua fiscalização.  Aproveito a oportunidade para parabenizar a equipe do TCE pelo grandioso evento”, destacou.

Do mesmo modo, a secretária de Saúde e Assistência Social reforçou que o Tribunal de Contas está à disposição para auxiliar os gestores nas tomadas de decisão e aperfeiçoamento da gestão. “Devemos ter um gasto público de qualidade e para isso é imprescindível ter planejamento para obtermos uma resolutividade. O plano municipal de saúde é a base para uma boa gestão”, enalteceu Claura Araldi.

No turno da tarde, o público participou de cursos divididos em 12 temas, entre eles Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Planejamento e Gestão Municipal em Educação e Planejamento e Fiscalização de Obras Públicas.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas