25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Opinião

24 de Junho: Dia Nacional da Araucária

teste
Artigo Ferron.jpg
Por Roberto Ferron
Foto Divulgação

A outrora FLORESTA DE ARAUCARIA que se estendia pela região do Alto Uruguai gaúcho, deu origem ao primeiro ciclo econômica nos estados do sul, como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As florestas de araucária habitam apenas o continente sul americano, e especialmente no Brasil e uma pequena área na Argentina. Por isso se chama de espécie “endêmica”, pois existe numa determinada área restrita do planeta terra.   

 Infelizmente, estas exuberantes FLORESTAS DE ARAUCARIAS desapareceram, e a espécie é tida como “ameaçada de extinção”. Ainda bem, que a EMBRAPA FLORESTAS através do Pesquisador Ivar Wendling, entre outros pesquisadores de Universidades e Institutos de Pesquisas tem se dedicado a preservar as diversas variedades existentes, em melhorar a forma de multiplicação via clonagem, e estudar a gastronomia do pinhão, já que é um importante alimento ao ser humano e aos animais.

  O Rotary Club de Erechim, através de seus associados Engenheiros Florestais tem ajudado a divulgar a Araucária, difundindo o seu plantio e preservação. O Companheiro e Presidente Jorge Silvano Silveira (in memorian) – gestão 2011-2012, criou o PROGRAMA GALHA AZUL em homenagem ao pinheiro brasileiro e a ave gralha azul – plantadora de pinhão e disseminadora de araucárias nas bordas da florestas e capoeiras. O atual presidente Roberto Ferron, quando Diretor do Departamento de Florestas do RS/SEMA, em 2012 promoveu a semeadura de quatro mil kilos de pinhão com avião em duas ilhas da Hidrelétrica de Passo Fundo. Em campanhas ambientais se distribuiu centenas de mudas de pinheiro nas semanas alusivas à árvore e de meio ambiente. E também, se distribuiu mudas aos proprietários rurais que fazem parte das bacias do Rio Cravo, Rio Ligeirinho, entre outros que abastecem a bacia de captação de água a Barragem da Corsan. Inclusive, plantios pelos companheiros do Rotary Club de Erechim nas margens do lago da Corsan.

 Neste dia dedicado a FLORESTA DE ARAUCARIA – o nosso dinossauro verde a nossa homenagem e agradecimento a este fantástico ser vivo – cidadão vegetal do planeta terra!

Publicidade

Blog dos Colunistas