22°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Opinião

O Rotary faz bem ao meio ambiente

teste
Roberto Ferron
Por Roberto Ferron
Foto Divulgação

A preocupação com o ambiente onde vivemos sempre fez parte dos rotarianos, mas somente em 26 de junho de 2020, o Presidente do Rotary Internacional Mark Maloney anunciou a oficialização da nova “área de enfoque – o meio ambiente”, um marco extraordinário na maior Organização Humanitária do Planeta. Esta decisão abre um leque enorme de oportunidades para que ocorram inúmeros projetos e ações em prol da vida no planeta. Mesmo assim, anteriormente mais de U$ 18 milhões em Subsídios Globais da Fundação Rotaria foram alocados em projetos relacionados ao meio ambiente durante os últimos cinco anos.

Neste universo de muitas galáxias, entre dezenas de planetas, gravita nesta constelação a nossa Mãe Terra. Por enquanto dizem os cientistas que só existe vida neste planeta.

Neste mundão de Deus, a terra é a nossa morada, a minha, a tua casa!

Nós seres humanos somos um dos milhões de serem vivos que habitam o planeta terra. Entretanto, por egoísmo achamos que somos o “ser supremo”, que estamos acima dos milhões de seres do reino animal e vegetal.

Da mesma forma, quando falamos em meio ambiente, parece que estamos fora e distante deste contexto. Para esta afirmativa, há muitos exemplos a citar: - quantas vezes vimos em nosso condomínio o lixo orgânico misturado ao lixo seco, mesmo havendo lei que obrigue a separação; - quantas vezes vimos motoristas jogando garrafas pet pela janela do veículo nas rodovias; - quantas vezes vimos agricultores pulverizando as lavouras de trigo com pesticidas denominados secantes para padronizar a morte das plantas afim de facilitar a colheita, - quantas vezes vimos drenagem de banhados nas áreas urbanas para dar lugar a um novo loteamento; e assim vamos destruindo o próprio ambiente onde habitamos.

Ora, somos um dos milhões de seres vivos que habitam este planeta, e somos extremamente dependentes dos demais. Nossa dependência já começa ao nascer, pois precisamos do leite materno, do calor da mãe, dos cuidados do pai. Nos alimentamos dos outros seres vivos – vegetais e animais.

Vale ressaltar que 70% do planeta é água, sendo 3% água doce e 97% água salgada. Desta dadiva divina, 12% da água doce do planeta está no Brasil. Lembrando que 70% do nosso corpo é constituído de água.

Mas, teimamos em continuar poluindo a água do planeta!

Anualmente as florestas mingam pelas queimadas e exploração humana. As florestas desempenham uma função essencial aos demais seres vivos. Dentre tantas, são nossa “verdadeira caixa de água”, pois pelos seus troncos escorre a água das chuvas, infiltrando solo adentro, e se depositando nas raízes pelo sistema de vaso capilaridade. Gradativamente, a água depositada vai se infiltrando solo a dentro, abastecendo o lençol freático, formando os mananciais de água, as nascentes, os riachos e rios.

As florestas são o maior ecossistema terrestre, abrigam a maior biodiversidade do planeta. 

Com este gesto magnifico do Conselho de Curadores da Fundação Rotaria e do Conselho Diretor do Rotary Internacional, acrescentou-se mais uma nobre missão aos rotarianos – pessoas do bem, abriu-se um leque de oportunidades para que possamos fazer mais e melhor em defesa da vida, do meio onde vivemos, daqueles seres animais e vegetais inaudíveis, proporcionando aos associados do Rotary mais possibilidades de criar mudanças positivas e aumentando nosso impacto no mundo.

E por que não adotarmos um dia dedicado ao “Plantio Mundial de Árvores” no mês dedicado a Sustentabilidade, no Dia Mundial do Ambiente – dia 05 de junho, onde cada clube plantaria a quantidade de árvores equivalente ao número de associados, o que causaria um impacto global “O ROTARY faz bem ao meio ambiente”.

Servir ao meio ambiente é transformar vidas!

Publicidade

Blog dos Colunistas