25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

22ª edição da Festa Nacional da Czarnina foi realizada em Áurea

O evento, reconhecido nacionalmente, busca manter viva a tradição polonesa

teste
A noite festiva também foi marcada por apresentações culturais
O prefeito Antônio Jorge Slussarek enalteceu o sucesso do evento
Por Vicente Giesel Hollas [email protected]
Foto Prefeitura de Áurea/Divulgação

A Festa Nacional da Czarnina é realizada no município de Áurea, reconhecida como a capital polonesa dos brasileiros, há mais de 20 anos. Em 2022, com a retomada das atividades após as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o evento, que deixou de ser promovido nos últimos dois anos, voltou a acontecer e mobilizou grande público regional e também de outras regiões no último sábado, 4, no Centro de Eventos de Áurea. Além da parte culinária, que é a principal atração, a noite festiva também foi marcada por apresentações culturais e shows musicais.

Grande ‘estrela’ da festa, a Czarnina é o nome dado a uma sopa típica polonesa, preparada com sangue de pato e muito apreciada pelos descendentes da etnia, que representam 93% dos habitantes de Áurea. Além do tradicional prato, outros destaques culinários da atual edição foram o Pierogi com molho de nata e a moranga recheada.

Sobre a promoção do evento, o prefeito Antônio Jorge Slussarek (PP) falou sobre o entusiasmo em voltar a promover a festa, que já é consagrada em nossa região e conhecida nacionalmente. “A alegria é muito grande de retomar essa festa depois de dois anos que a pandemia nos impediu de realizá-la”, reiterou. O líder do Executivo também destacou a presença de várias pessoas de outros municípios no evento, que representa toda a importância da cultura polonesa para o cultivo da tradição étnica em todo o país. Para o vice-prefeito, Alberto Roque Omizzolo (PP), a Festa da Czarnina já é destaque na história de Áurea. “Esta grande festa veio para ficar e a cada ano ela está sendo melhor para todos que participam”, salientou.

Por fim, o prefeito Antônio enalteceu o sucesso do evento. “O pessoal veio, participou e fez uma festa muito bonita. A gente quer agradecer de coração a todos vocês que fizeram a festa conosco. Convidamos para que ano que vem, na 23ª Festa Nacional da Czarnina, vocês nos acompanhem e possam fazer esta festa maravilhosa da cultura polonesa conosco”, finalizou.

A 22ª edição da Festa Nacional da Czarnina contou com o patrocínio dos bancos Banrisul, Cresol e Sicredi, além do apoio da cooperativa Alfa e do Grupo Olfar.

Publicidade

Blog dos Colunistas