25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

População ervalense celebra os 63 anos do município

O prefeito Suzinei Schneider enaltece a história e progresso da comunidade local

teste
Hoje, o município irá promover uma mateada, além de shows musicais e apresentações artísticas na Pra
O prefeito, Suzinei Schneider, destaca que o progresso foi marcado pela determinação do povo ervalen
Por Vicente Giesel Hollas [email protected]
Foto Divulgação

Nesta terça-feira, 7, mais um município do Alto Uruguai gaúcho comemora o seu aniversário de emancipação político-administrativa. O povoamento da área que hoje faz parte do território de Erval Grande teve início em 1927 e o nome do município é uma referência à produção da erva-mate em grande escala e à presença de ervais cultivados pelos guaranis na região. De acordo com a história da localidade, na época da colonização havia uma grande quantidade de ervais nativos, que hoje já não existem mais.

As primeiras comunidades ervalenses, de origens italiana e cabocla, sobreviviam do extrativismo da erva-mate e da exploração de madeira, que era retirada da mata e transportada em balsas pelo Rio Uruguai para outras cidades.

Em 1949, Erval Grande foi elevado à categoria de vila e, cerca de 10 anos depois, no dia 7 de junho de 1959, a localidade, que pertencia ao município de Erechim, conquistou a sua emancipação político-administrativa.

Orgulho de ser ervalense

O atual prefeito, Suzinei Schneider, destaca que o progresso do município é marcado pela determinação do povo ervalense. “A história de nossa querida terra, Erval Grande, está embasada na luta e grandes conquistas alcançadas pelo nosso povo. Desde o cultivo dos ervais, da extração da madeira e tantas outras práticas econômicas e culturais que ao longo do tempo foram aprimoradas, nossa história foi sendo construída e hoje chegamos a essa comemoração com nossos corações cheios de orgulho por sermos ervalenses”, afirmou o líder do Executivo, que destaca o compromisso dos gestores com a comunidade. “Nossa gente pode visualizar um local com novas oportunidades de investimentos, geração de emprego e renda, muito mais suporte em saúde, zelo pela agricultura, compromisso com a educação, empenho em melhorar a infraestrutura urbana e rural e tantas outras iniciativas que têm fomentado o desenvolvimento econômico, social e cultural da nossa localidade”, reiterou.

Desenvolvimento

O gestor pontua que desde que a atual administração assumiu a Prefeitura de Erval Grande, o foco esteve na identificação das demandas sociais e na busca pela promoção de políticas públicas que beneficiem toda a comunidade. “Buscamos o alinhamento de recursos estaduais e federais para o desenvolvimento do município bem como o melhoramento da infraestrutura e o bem-estar de cada cidadão”, frisou Schneider.

O prefeito destaca que foram registrados grandes avanços em 2022 com a conquista de veículos e equipamentos para a Educação, Saúde, Obras e Agricultura, além do apoio com auxílios, como o programa ‘Troca-Troca de Sementes’, horas-máquina para a produção de silagem, abastecimento de água para residências e propriedades em períodos de estiagem e a ampliação de poços e redes de água no interior e cidade. Ele também falou sobre a implantação do Projeto de Núcleos de Inclusão Social, em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), além de reformas de infraestrutura na creche municipal e da inauguração da escola Miguel Pietroski, localizada na comunidade de Vila Nova, entre diversas outras frentes de ação do Poder Público.

Comemoração

O líder do Executivo comentou que, após a restrição imposta pela pandemia, o município pôde preparar uma celebração “recheada” de eventos e atividades para a comunidade compartilhar os momentos festivos. “Tivemos solenidades sociais com a escolha de nossa nova corte de soberanas, solenidade de agradecimento a todos os administradores que fizeram parte da vida política do município e a realização da 22ª edição do Jantar do Frango, um evento tradicional que valoriza a prática avícola local”.

No dia de hoje, 7, o município irá promover uma mateada, além de shows musicais e apresentações artísticas na Praça Central, que proporcionam à comunidade um momento de lazer e confraternização para comemorar o aniversário de Erval Grande.

Publicidade

Blog dos Colunistas