25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Viadutos celebra 63 anos de trabalho e progresso

Gestores destacam as principais frentes de ação do Poder Público

teste
O município possui, hoje, cerca de 4,8 mil habitantes
Prefeito de Viadutos, Claiton dos Santos Brum (e.) e o vice Giovan André Sperotto
Por Vicente Giesel Hollas [email protected]
Foto Prefeitura de Viadutos/Divulgação

A comunidade viadutense também celebra o aniversário de 63 anos de emancipação político-administrativa do município neste sábado, 28. Localizado no leste do Alto Uruguai, Viadutos está inserido na microrregião de Erechim e possui uma área de 286 km². O território local foi formado pelo desmembramento de áreas pertencentes aos municípios de Gaurama e Marcelino Ramos e hoje conta com cerca de 4,8 mil habitantes. Os primeiros moradores chegaram à localidade por volta de 1908, com predominância de italianos, na sede do município, e poloneses no antigo distrito (hoje município) de Carlos Gomes.

Busca pelo desenvolvimento

Atualmente, a administração municipal é liderada pelo prefeito Claiton dos Santos Brum e pelo vice-prefeito Giovan André Sperotto, que contaram, ao Jornal Bom Dia, suas percepções sobre o desenvolvimento de Viadutos e o progresso da comunidade local, além de comemorarem a passagem de mais um aniversário do município.

O líder do Executivo defendeu que todas as gestões do município, ao longo destes 63 anos, com as condições e limitações de cada período, proporcionaram que Viadutos progredisse muito desde aquele 28 de maio de 1959. “Cada administração teve a sua prioridade: saúde, educação, agricultura, infraestrutura”, salientou Brum. 

Apesar dos avanços, ele fez questão de pontuar alguns assuntos que preocupam a comunidade viadutense. Um deles é o grande êxodo rural, um problema enfrentado por uma enorme parte dos municípios do país e que, de acordo com o prefeito, é alvo de constante busca por soluções em Viadutos, com o objetivo principal de incentivar a permanência dos jovens no campo.

Além disso, Brum pontuou que a inoperabilidade da ferrovia trouxe diversos transtornos aos cidadãos. “A falta de uma ação mais efetiva para que esta volte a sua operacionalidade é um dos gargalos que impedem que o município e região se destaquem e desenvolvam”, enfatizou.

Projetos para a comunidade

O gestor também destacou algumas ações da Administração de Viadutos voltadas à melhoria dos serviços prestados aos munícipes e visitantes. “Estamos com projeto na área do turismo e cremos que o pórtico vai demonstrar à região o potencial turístico que o município possui”, disse Brum, que também falou sobre o Loteamento Área Industrial e de Prestação de Serviços Eleuthério José Caon, que, em sua visão, é uma conquista do povo local e seu desenvolvimento é encarado como prioridade pela administração municipal e demonstra a preocupação da atual gestão com a geração de emprego e renda.

Por fim, Brum demonstrou estar preocupado com os problemas no atendimento básico à população. “A questão do saneamento básico, especialmente a questão do abastecimento de água nas comunidades do interior é uma demanda que nos sensibiliza e que estamos trabalhando para solucionar, com os recursos próprios e também na busca de recursos de outras esferas governamentais”, concluiu.

Agricultura

Para o vice-prefeito Giovan André Sperotto, o setor agrícola é tratado com especial atenção em Viadutos. “O setor agrícola tem sido incentivado e conta com recursos para se desenvolver, com bons projetos para o benefício da agropecuária, principalmente, na assistência técnica, na área de aprimoramento e no uso de novas tecnologias, que é um diferencial da nossa Secretaria da Agricultura”, destacou.

Responsabilidade social

O vice-prefeito salientou que a administração deve cumprir o papel de prestar o melhor atendimento possível aos cidadãos. “O Poder Público tem a importante missão de atender as demandas da população, desde que previstas em lei. Somos sabedores e conscientes de que administramos os recursos provenientes da arrecadação de impostos, pagos pela comunidade, e assim estamos conscientes desta responsabilidade e utilizá-los da melhor forma possível”, finalizou Sperotto.

Comemoração

Os gestores se mostram muito felizes com as celebrações de aniversário do município. “Nos últimos anos, em função da pandemia, não pudemos confraternizar, mas posso afirmar que o engajamento das instituições para promover ações e projetos foi um diferencial”, pontuou o prefeito Claiton. 

“O leilão do gado, a escolha das soberanas do município e da terceira idade, a noite de autógrafos de livros, o abraço da Estação Ferroviária, o projeto ‘Cheiro do Mato’, a Sessão Solene da Câmara de Vereadores e o Aniversário da Rádio Comunidade são eventos que estão sendo um sucesso na programação de aniversário”, destacou. 

Por fim, Brum quis agradecer, em especial, as entidades que organizaram e participaram dos eventos. “Aqui faço o agradecimento da Administração às Secretarias Municipais, Rádio Comunidade, Associação de Amigos da Estação Ferroviária de Viadutos e a Escola Estadual de Educação Básica Viadutos”, finalizou o gestor.

 

Publicidade

Blog dos Colunistas