25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Barão de Cotegipe: 24° Festa do Frango reúne lideranças e premia melhores avicultores do Alto Uruguai

Após dois anos de pandemia, tradicional festa da comunidade de Povoado Sérvia voltou a ser realizada

teste
A festa encerrou, de forma oficial, as comemorações de aniversário do município
2
3
4
Por Leandro Zanotto [email protected]
Foto Leandro Zanotto

Após dois anos de pandemia, a tradicional Festa do Frango voltou a ser realizada na comunidade de Linha Sérvia, no interior de Barão de Cotegipe. O evento, que além da comunidade, reuniu autoridades e representantes de várias cooperativas do sistema Aurora, como a CooperAlfa e Cooperdia, ocorreu no sábado (22) e premiou os avicultores com melhores desempenhos em Barão de Cotegipe e na região do Alto Uruguai.

Cadeia Produtiva de Carnes

Os avicultores que participaram da cerimônia também acompanharam uma breve palestra do presidente da Aurora Alimentos, Neivor Canton, sobre “Cadeia Produtiva de Carnes”, destacando o momento da carne de frango. “Hoje é um momento de valorização para avicultura onde temos aqui o desenvolvimento da atividade com grande sucesso, sendo realizado através de produtores extraordinários que com suas famílias se dedicam a suas atividades”, ressaltou.

Valorização dos Avicultores

O presidente da CooperAlfa, Romeu Bet, que também esteve presente, destacou a importância do evento de valorização dos avicultores. “Para nós da Cooperalfa, é um prazer muito grande estar reconhecendo os avicultores que tiveram o melhor desempenho dentro da atividade. Acredito este ser um momento de extrema importância onde se reconhece o trabalho e incentiva-se a seguir realizando todas atividades através das orientações técnicas”, destacou.

Região de Ouro

O vice-presidente da Aurora, Marcos Antônio Zordan, destacou que o Alto Uruguai é considerado como de ouro pela cooperativa que tem ampliado seus investimentos na região. “Estamos fazendo um bom trabalho e temos assim uma grande expectativa dos produtores. Em um futuro breve estaremos realizando ampliação do sistema de abate, melhorando a renda do produtor e proporcionando novos investimentos na atividade”, explicou.

Crescimento Regional

Para o primeiro vice-presidente da CooperAlfa, Cládis Jorge Furlanetto, o momento é de celebrar mais um passo importante no crescimento regional do cooperativismo. “Estamos muito felizes com a evolução dos produtores que ao longo dos anos estamos percebendo o melhoramento dos índices em cada propriedade, situação que reflete em uma cadeia positiva, gerando ganhos para os associados das cooperativas e assim gerando mais investimentos nas comunidades em que participamos” explicou.

O segundo vice-presidente da CooperAlfa, Edilamar Wons, destacou o trabalho de crescimento da cooperativa no Alto Uruguai. “Esse reconhecimento é muito importante para os cooperados que acreditam em nosso trabalho. Chegamos em 2017 e deste então estamos crescendo, fruto de um trabalho sério desenvolvido junto com as comunidades. Ao todo, já somos mais de 21 mil associados e vamos seguir trabalhando para que possamos seguir crescendo juntos”, pontuou.

Melhor avicultor da região

O jovem erechinense, Rodrigo Rampi, foi reconhecido como melhor avicultor da região junto com outros nove produtores. “Estou muito feliz com o resultado. Foi um ano de aprendizado, investimos saindo do aviário convencional para o climatizado e tivemos resultados muito positivos. Nosso objetivo agora é seguir crescendo e, quem sabe, ano que vem estar aqui novamente”, ressaltou.

Aniversário de Barão de Cotegipe

Seguindo a tradição, a festa encerrou de forma oficial as comemorações de aniversário de Barão de Cotegipe. Presente no evento, o prefeito Vladimir Farina destacou o momento como marco para o município e a comunidade. “Esse é um momento de união e valorização, seja dos avicultores quanto desta bela comunidade que se une para realizar a festa.”, destacou.

Festa no inverno

Um dos organizadores, Valdecir Balestrin, agradeceu o trabalho de mais de 150 voluntário da comunidade, que se empenharam na realização da festividade em 2022, que acontece sempre no mês de janeiro, mas que precisou ser transferida para maio, devido a pandemia. “Todos estão trabalhando há semanas para atender mais de 1.200 visitantes. É um grande desafio que muito nos orgulha, realizar essa bela festa em pleno inverno, mantendo uma tradição que é muito importante para a nossa região”, ressaltou.  

Outro organizador, Elcione Pegoraro, também agradeceu a presença da comunidade. “Já são 26 anos desde da primeira festa. T-ivemos uma parada de dois anos e agora realizamos a 24° edição. Neste momento, queremos agradecer a todos que vieram até Povoado Servia”, destacou.

Segredo do Frango

Alcimar Marmetini, morador da comunidade, participa desde da primeira edição da festa, sendo o responsável por assar mais de 180 frangos. “O segredo, além do tempero, é cozinhar com calma. Quando começamos eram fornos de barro, atualmente são de gás o que deixou mais fácil, além do tempero”, finaliza.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas