26°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Gaurama: Escola Presidente Vargas visita Museu Irmã Celina Shardong

teste
Na ocasião, os alunos participaram de uma aula de história sobre o passado do município
Por Prefeitura de Gaurama
Foto Prefeitura de Gaurama/Divulgação

A turma do 6º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas visitou, no último dia 4, o Museu Municipal Irmã Celina Shardong, acompanhada pelos professores de História e Língua Portuguesa.

A visita foi conduzida pela professora Gladis Wolff, dirigente de Cultura do município. Em um primeiro momento, ela abordou os diferentes tipos de patrimônios e as relações que estes estabelecem com a história e a memória. A professora comentou, ainda, sobre a importância do papel das escolas, dos museus e dos espaços culturais na preservação do patrimônio.

Depois, os alunos participaram de uma aula de História relacionada ao passado do município, desde o início da colonização até os dias atuais. Os estudantes também tiveram contato com utensílios de trabalho das mais variadas profissões, como livros de registros de empresas que atuaram em Gaurama, documentos pessoais de gauramenses que participaram da 2ª Guerra Mundial, fotos que mostram a evolução da comunidade local e achados arqueológicos recebidos de diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

Ao final da visita, a Escola foi contemplada com exemplares do livro ‘Gaurama - O tempo em olhares e narrativa’, que ficarão à disposição dos alunos para leitura na biblioteca da instituição.

Publicidade

Blog dos Colunistas