25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Faxinalzinho celebra 34 anos de história

Após passado este período, a agricultura segue sendo a base do desenvolvimento local

teste
O território tornou-se independente de São Valentim no ano de 1988
Prefeito James Ayres Torres (d.) e o vice-prefeito Lauri Francisco D’Agostini
Por Vicente Giesel Hollas [email protected]
Foto Divulgação

Nesta quinta-feira, 12, o município de Faxinalzinho completa mais um aniversário de emancipação político-administrativa. Localizado na região do Alto Uruguai gaúcho, o território tornou-se independente de São Valentim no ano de 1988 e, portanto, celebra seu 34ª aniversário no dia de hoje. Com população estimada em cerca de 2,5 mil habitantes, de acordo com o último censo demográfico — promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2016 — o município registra uma história marcada pelo empenho e comprometimento de muitas pessoas, que contribuíram para o progresso da então nascente municipalidade.

Formação da comunidade

Por muitos anos, em período anterior à emancipação, a área que hoje compõe o município de Faxinalzinho era povoada por um grande número de famílias que sobreviviam, essencialmente, da prática da agricultura de subsistência. Após a década de 1970, diversos outros agricultores, insatisfeitos com os minifúndios de seus locais de origem, compraram as terras agrícolas de moradores da localidade que, aos poucos, protagonizaram um êxodo rural, deslocando-se para cidades da região.

A partir de então, o processo de mecanização da agricultura teve início e o distrito de Faxinalzinho começou a ser formado, por meio da implementação de uma madeireira e uma cerâmica e posterior estruturação gradual do comércio, alavancando a economia municipal.

Conquistas da atual gestão

Hoje, o Poder Executivo de Faxinalzinho é formado pelo prefeito James Ayres Torres e pelo vice-prefeito Lauri Francisco D’Agostini, que conversaram com a equipe do Jornal Bom Dia para destacar os trabalhos realizados pela atual gestão.

Para o prefeito James Ayres Torres, o município possui uma trajetória de várias conquistas, contudo, ainda há muitas demandas pela frente. “Estamos completando 34 anos de emancipação do nosso município, um longo trajeto com muitos feitos e muito a se fazer. Estamos na linha de frente procurando desenvolver o melhor trabalho possível”.

Entre as conquistas obtidas pela administração municipal, o líder do Executivo destacou as várias emendas destinadas pelo deputado estadual Giovani Cherini a Faxinalzinho. De acordo com o gestor, apenas neste ano o parlamentar repassou cerca de R$ 1 milhão em recursos para o desenvolvimento de projetos locais, entre eles “calçamentos, uma viatura para a Brigada Militar, reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma retroescavadeira para a gente dar um melhor atendimento na agricultura que hoje é a base do nosso município”, pontuou Torres.

Agricultura

Especificamente sobre o setor agrícola, o vice-prefeito Lauri Francisco D’Agostini salientou que o Poder Público trabalha para fortalecer a produção rural em Faxinalzinho. “A prefeitura busca auxiliar os agricultores com programas de incentivo na produção leiteira, com sementes de pastagens, doses de sêmen, transferência de embrião e, ainda, na bonificação por meio de horas-máquina com a patrulha agrícola. Isso acontece tanto na silagem, como no plantio, com uso da esteira e escavadeira hidráulica. Outra medida é o suporte na campanha de vacinação para bovinos, análises de solo e serviços de plantio com trator e plantadeira”, salientou D’Agostini.

Demais projetos

O gestor também destacou que, ao longo dos 16 meses de trabalho da atual Administração, houve a busca constante por novas conquistas, além do esforço para dar continuidade àquelas já obtidas pela gestão anterior, que contava com o atual líder do Poder Executivo, James Ayres Torres, no papel de vice-prefeito. “Ganham destaque no cenário municipal os projetos como o ‘Pavimenta RS’, que trata da ampliação da rede de calçamentos e pavimentação de bairros, o projeto ‘Avançar RS’, que muito em breve contemplará a construção e implantação do “Parque Área Verde”, a ampliação da UBS, a construção da creche municipal e, também, a ampliação do quadro de profissionais que atuam na área de Educação, para o melhor e mais completo atendimento das crianças da rede municipal de ensino”, concluiu D’agostini.

Publicidade

Blog dos Colunistas