25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Entre Rios do Sul completa 34 anos nesta segunda-feira

Expo Rios 2022, que segue até este domingo, é destaque da programação de aniversário

teste
O progresso do município foi relatado pelos atuais gestores
Por Vicente Hollas [email protected]
Foto Divulgação

A comunidade de Entre Rios do Sul está em festa. Nesta segunda-feira, 9, o município celebra mais um aniversário de emancipação político-administrativa. São 34 anos de história construída por meio do esforço e comprometimento de muitas pessoas que fizeram e fazem a diferença no desenvolvimento dos trabalhos e projetos que geram emprego, renda e progresso, não apenas para os habitantes locais, mas também para toda a população do Alto Uruguai gaúcho.

Atualmente, o Poder Executivo de Entre Rios do Sul é formado pelo prefeito Jair Paulo Leyter (MDB) e o vice-prefeito Auri Luiz Vassoler (MDB), que conversaram com a equipe do Jornal Bom Dia sobre os avanços e conquistas da municipalidade nestes 34 anos. Os gestores também exaltaram a programação de aniversário, com destaque para a promoção da Expo Rios 2022, que iniciou na última sexta-feira, 6, e segue até este domingo, 8, com várias atrações à disposição das comunidades local e regional.

Segundo Leyter, para muitas pessoas, os 34 anos de emancipação podem parecer pouco tempo, tendo em vista a história de outros municípios, como Erechim, que celebrou seus 104 anos no dia 30 de abril. Entretanto, o líder do Executivo destaca que desde aquele 9 de maio de 1988, houve várias mudanças no município de Entre Rios do Sul.

“Quando o assunto é avanço ou progresso, podemos dizer que andamos muito, porque partimos do zero”, reiterou o prefeito, que fez questão de destacar a construção e implementação da Usina Hidrelétrica Passo Fundo, localizada no rio de mesmo nome, em área compreendida por Entre Rios do Sul. “Na época de sua construção, não havia leis ambientais e sociais como se tem hoje. Nessa perspectiva atual, herdamos alguns passivos, mas se não fosse a vinda da usina, a nossa realidade seria outra. Tudo tem os dois lados”, pontuou Leyter.

Projetos em andamento

Em relação aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela administração municipal, o gestor destaca a ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS), que deve ser finalizada ainda no ano de 2022, e as obras viárias na Rua São Paulo, praticamente concluídas. Além disso, há um projeto para reestruturar todo o sistema de iluminação pública, que, segundo Leyter, deve promover uma economia de energia de até 80% apenas com a troca de lâmpadas. Já na área de Educação, as obras na Escola Risinho devem ser concluídas em breve, inclusive com a construção de uma creche, em investimento superior a R$ 2 milhões.

De acordo com o prefeito, a administração municipal trabalha de forma incessante para que o desenvolvimento aconteça. “Uma cidade bem cuidada, bem administrada, com economia enxuta e com melhores índices educacionais proporciona atratividade, fazendo com que os projetos na área do turismo sejam cada vez mais atraentes para os investidores externos”, finalizou Leyter.

Agropecuária

Quanto ao desenvolvimento do setor primário, o vice-prefeito Auri Luiz Vassoler frisou que, para avançar na agricultura e pecuária, é preciso buscar constante evolução. “Citamos, por exemplo, a introdução de novas variedades de pasto, numa experiência que trouxemos do norte de Santa Catarina. Essa variedade, resistente à geada, proporciona alimento para o gado nos meses de frio. Investimos também, para auxiliar os produtores de leite e derivados cárneos, numa máquina de silagem, que vai proporcionar aos produtores, um melhor manejo da ração animal”, destacou o gestor, que também salienta a parceria firmada com a Emater/RS- Ascar que, segundo ele, realiza um excelente trabalho no município.

Ações intermunicipais

Quanto aos trabalhos desempenhados em conjunto com outras administrações municipais, Vassoler enfatizou a importância da formação do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Norte do Rio Grande do Sul (Comunors). De acordo com ele, o consórcio possibilita a realização de grandes obras de infraestrutura e saúde. “Com verbas federais, já foi possível licitar a compra de uma usina de asfalto móvel. Este equipamento permitirá a economia de até 40% nos custos de construção de pequenas rodovias, como a que faz a ligação entre Três Palmeiras e Entre Rios do Sul”, reiterou Vassoler, que ainda destacou a construção de um hospital regional em Trindade do Sul, também por meio do Comunors.

Expo Rios 2022

Por fim, os líderes da Administração de Entre Rios do Sul convidam toda a população local e regional para participar da tradicional feira de exposições do município, a Expo Rios, que chega a sua terceira edição. “Venham todos prestigiar o nosso evento. Programamos tudo com muito planejamento e bastante carinho. Além de mostrar tudo o que produzimos em nosso lugar, queremos apresentar uma cidade em constante evolução”, destacou o prefeito Jair Paulo Leyter. Já o vice-prefeito, Auri Luiz Vassoler, frisou que a realização de uma feira deste porte requer união e parceria, o que já foi percebido a partir da realização das duas primeiras edições. “Com a parceria junto à Associação Comercial ampliamos nossas forças, tornando possível realizar um evento de grande porte como este”, reiterou Vassoler, que também deixou o seu convite para a Expo Rios 2022. “Seremos agraciados com um clima perfeito, convidativo, para que as pessoas venham ao nosso município, conheçam nossas façanhas e, se quiserem se divertir, os espetáculos serão de grande expressão”, finalizou.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas