25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Benjamin Constant do Sul: município promove homenagem ao Dia do Índio

As comemorações alusivas à data ocorreram sábado, no Centro de Eventos Votouro

teste
Foram promovidas apresentações de danças e canções na língua Kaingang
Por Da Redação [email protected]
Foto Kelly Cristine Rech

No último sábado, 23, a comunidade indígena Votouro, localizada no município Benjamin Constant do Sul, celebrou a data cultural em homenagem ao Dia do Índio. As comemorações alusivas ao dia 19 de abril ocorreram no Centro de Eventos Votouro e, para representar as tradições do povo Kaingang, houve apresentações de danças, canções na língua indígena local e um almoço de confraternização entre os presentes.

No ritmo dos chocalhos e batidas de lanças no chão, os grupos ecoavam cantos de guerras e demostravam a batalha pela sobrevivência da cultura. Na busca por resgatar a atenção da sociedade para a necessidade de fortalecer as origens do povo nativo, foi apresentado o contraste entre o índio do passado e o moderno.

A programação foi voltada para enaltecer a cultura e refletir sobre novas formas de repassar e manter o povo com suas tradições. Além disso, foi pontuada a necessidade de ter políticos que apoiem a preservação da cultura indígena.

O prefeito Nilton Valentini falou sobre a importância de apoiar a população indígena. “O município tem duas comunidades de reservas indígenas. Para atender ambas, a Administração promove uma semana de atividades em celebração ao Dia do Índio. Desta forma, homenageamos os primeiros habitantes do Brasil” reiterou Valentini, ao frisar que as comemorações iniciaram ainda no dia 16, na aldeia Guarani.

Já o vice-prefeito, Marcio Capellari, deixou sua mensagem agradecendo a presença de todos. “Agradecemos a presença daqueles que participaram e disponibilizaram seu tempo para conhecer um pouco melhor as práticas indígenas”, enfatizou.

O evento em alusão ao Dia do Índio foi prestigiado pela deputada estadual, Any Ortiz, e os deputados estaduais, Paparico Bacchi e Dirceu Franciscon. Também estiveram presentes autoridades municipais, representantes indígenas e moradores da comunidade.

Publicidade

Blog dos Colunistas