25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Carlos Gomes: escola mantém viva tradição de Páscoa polonesa

teste
O Pisank é feito por meio da pintura com diferentes cores e desenhos
O Baranek, na cultura polonesa, representa a vitória de Jesus sobre a morte
Por Assessoria
Foto Divulgação

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, de Carlos Gomes, busca oferecer um atendimento de qualidade aos estudantes do 1º ao 5º ano, em todas as atividades realizadas. Nesta Páscoa, tendo em vista que a maioria da população carlosgomense é de origem polonesa, estão sendo desenvolvidas ações para preservar a cultura da etnia. Vale destacar que a Língua Polonesa está inclusa na grade curricular do centro de ensino.

A diretora da instituição, Rosângela Maria Kolassa Babinski, destaca que, para esta Páscoa, os estudantes estão realizando o trabalho de decoração de ovos (Pisank), com pinturas de diferentes cores e desenhos, que simbolizam sentimentos relacionados à data comemorativa, como: bons desejos, longa vida, saúde, paz, felicidade, prosperidade e amizade. A comunidade escolar ainda contou com outro trabalho inserido na tradição pascoalina polonesa — a confecção de bolos em formato de cordeiro (Baranek) — os quais representam a vitória de Jesus sobre a morte. Conforme a direção da escola, “sabe-se que nas comunidades com descendentes poloneses, esta tradição tem um lugar de honra na mesa das famílias durante a Páscoa”. Rosângela ainda pontua que os Bareneks foram feitos para que a comunidade escolar pudesse compartilhá-los com amigos e familiares, lembrando dos valores e significados do período.

“Continuaremos difundindo e aprimorando ainda mais o conhecimento sobre esta cultura que predomina em nossa escola e município”, finalizou a diretora.

Publicidade

Blog dos Colunistas