25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Itatiba do Sul: Desenvolvimento social como prioridade

Gestores salientam protagonismo da comunidade local nos 57 anos de história

teste
Valdemar Cibulski comentou sobre ações desenvolvidas pela atual gestão
Celio Fiabani frisou a importância da participação popular
Por Vicente Hollas
Foto Arquivo BD

Neste domingo, 10, o município de Itatiba do Sul está completando 57 anos de emancipação político-administrativa. O território, que se tornou independente no ano de 1965, conta com a realização de inúmeras obras e investimentos que escreveram a história da comunidade local durante essas mais de cinco décadas — com destaque para o desenvolvimento social, por meio de políticas públicas que primam pela valorização dos cidadãos itatibenses — em que a promoção da qualidade de vida da população foi tratada como o principal pilar de ação dos gestores que estiveram a frente do Poder Público municipal.

De acordo com o atual prefeito, Valdemar Cibulski (PT), ao longo dos 57 anos de história é possível perceber, com clareza, a transformação vivida pela comunidade de Itatiba do Sul. “Certamente, todos os gestores que por aqui passaram deram o seu melhor para desenvolver o nosso município. Considero que a obra mais importante que, principalmente nos últimos 20 anos foi vista como prioridade, é o cuidado com o nosso povo, tratando-o com carinho, respeito e dedicação, para que este possa sentir de fato, alegria em fazer parte deste município”, reiterou Cibulski.

Projetos desenvolvidos

Entre os projetos a serem implementados pela atual gestão até o final do mandato, o líder do Executivo destacou o asfaltamento das ruas urbanas e dos distritos, a ligação asfáltica da cidade ao Bairro Fundec, a construção e adequação dos espaços esportivos e a aquisição de equipamentos agrícolas e de veículos para a utilização das secretarias municipais. Cibulski pontua, ainda, a esperança da comunidade na possível conquista da ligação asfáltica entre o município e a rodovia ERS- 420 — mais concreta após a assinatura do convênio entre o município e o governo do Estado, em janeiro deste ano.

Para o vice-prefeito, Celio Fiabani (PT), Itatiba do Sul apresenta “um belo exemplo de participação popular”. O gestor salienta que quando a administração disponibiliza espaços ao envolvimento da comunidade e esta participa, as decisões são mais acertadas. “São as pessoas que, de fato, sentem a dificuldade e é por meio dos espaços de discussão que elas podem expressar seus sentimentos e necessidades”, reitera Fiabani.

Melhoria da qualidade de vida

O vice-prefeito ainda destaca algumas das ações desenvolvidas pela administração municipal, com foco no atendimento direto aos munícipes, como o Programa Saúde da Família, que atende a cidade, o interior e as residências locais, por meio de equipe multidisciplinar. O município também conta com o programa das Práticas Integrativas e Complementares, com a distribuição gratuita de medicamentos na farmácia básica e com o atendimento 24 horas no Hospital São Roque.

Por fim, os líderes municipais frisam que a programação de aniversário, disponibilizada nas redes sociais do município, foi pensada com objetivo de atender a comunidade de forma geral, contemplando todas as faixas etárias. “Nossa equipe estará trabalhando incansavelmente para bem atender a todos. Participe conosco. Estaremos lhe esperando para juntos comemorarmos nossos 57 anos”, concluíram Cibulski e Fiabani.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas