25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Itatiba do Sul: Escola Tancredo Neves retoma atividades presenciais

teste
Divulgação/EMEF Tancredo Neves
Divulgação/EMEF Tancredo Neves
Divulgação/EMEF Tancredo Neves
Divulgação/EMEF Tancredo Neves
Divulgação/EMEF Tancredo Neves
Divulgação/EMEF Tancredo Neves
Divulgação/EMEF Tancredo Neves
Divulgação/EMEF Tancredo Neves
Divulgação/EMEF Tancredo Neves
Por EMEF Tancredo Neves
Foto EMEF Tancredo Neves/Divulgação

Com o início do ano letivo, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tancredo Neves, localizada no município de Itatiba do Sul, retornou as atividades presenciais e o turno integral de ensino. No contraturno escolar, são ofertadas diferentes oficinas, realizadas em parceria com a Central Única de Favelas (Cufa) - Frederico Westphalen, tais como: música, reforço escolar, natação, patinação, dança e informática.

O desenvolvimento destas atividades lúdicas possibilita aos estudantes momentos de descontração e aprendizagem. A oficina de xadrez, mais uma das possibilidades, promove o desenvolvimento de diversas habilidades, com destaque para a memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões. A modalidade é considerada um excelente suporte pedagógico, já que estabelece relação com diversas disciplinas. 

Já a oficina de reforço escolar é uma prática essencial no aprendizado de qualquer estudante, e não somente para quem não consegue acompanhar o ritmo de aprendizagem da turma. Esta prática auxilia o estudante a compreender tópicos que não entendeu e a melhorar seu desempenho em sala de aula. A natação, por sua vez, proporciona aprendizagens diversas, pois além da prevenção a afogamentos, movimenta grande parte dos músculos e articulações, diminui o estresse, ajuda no desenvolvimento psicomotor e auxilia no início da formação da personalidade dos estudantes. Seguindo a mesma lógica, a patinação trabalha com a flexibilidade, equilíbrio, agilidade, força e resistência, ajudando no desenvolvimento da coordenação motora global e da lateralidade. Também contribui na redução da ansiedade e promove o bem-estar psicológico.

As oficinas de música e dança possibilitam o trabalho de diversas características de nossa cultura nacional, permitindo aos estudantes compreender o contexto sociocultural em que estamos inseridos. A prática do respeito e empatia à diversidade cultural também são foco destas oficinas, que também são ótimas oportunidades para estimular e exercitar as atividades motoras.

Com o avanço das tecnologias de comunicação, o conhecimento em informática representa uma necessidade social de inclusão e profissionalização. A oferta da oficina de informática na escola proporciona ao estudante o acesso a recursos tecnológicos diferenciados, promovendo o conhecimento de forma mais criativa, interdisciplinar e motivadora.

Desta forma, a Emef Tancredo Neves salienta que as oficinas desenvolvidas por meio de atividades individuais e em grupos, têm o objetivo de estimular a linguagem, a comunicação verbal e não-verbal, a interação social, o desenvolvimento expressivo, a capacidade motora ampla e fina, contribuindo com o desenvolvimento cognitivo, emocional, psicomotor e sociocultural dos estudantes da instituição.

Publicidade

Blog dos Colunistas