25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Machadinho: realizado encontro microrregional sobre Triagem Auditiva Neonatal

Município é referência na microrregião na realização da Triagem Auditiva Neonatal

teste
Município é referência na microrregião na realização da Triagem Auditiva Neonatal
Por Assessoria de Imprensa
Foto Prefeitura de Machadinho

Na manhã de quarta-feira (09), o município de Machadinho foi sede de um encontro com profissionais da área da saúde da microrregião. O objetivo da iniciativa foi sensibilizar as equipes para a importância da detecção precoce das perdas auditivas e o impacto positivo da intervenção nestes casos.

Sob coordenação da fonoaudióloga Juliana de Lima Theodoro, profissional que atua na Secretaria Municipal de Saúde de Machadinho, o momento foi uma oportunidade de integração e troca de experiências entre todos os profissionais da rede. “Identificar as perdas auditivas e intervir de forma precoce é a melhor alternativa para que a criança se desenvolva como um todo. Além disso, nosso objetivo é aumentar cada vez mais a cobertura do Teste da Orelhinha e assim trabalhar na busca ativa para alcançar todos os recém-nascidos”, reiterou Juliana.

A perda auditiva afeta muitos aspectos na vida do indivíduo como: comunicação e fala, cognição, educação e acesso ao emprego, isolamento social, solidão e vergonha. O prejuízo da perda auditiva tem impacto tanto para o indivíduo quanto para a sociedade, e po meio da intervenção terapêutica, o objetivo é que o desenvolvimento das crianças com perda auditiva seja igual ao das crianças ouvintes.

Estiveram presentes no encontro Secretários de Saúde, Enfermeiras, Fonoaudiólogos e profissionais que realizaram o agendamento de Testes da Orelhinha dos municípios de Maximiliano de Almeida, Paim Filho, São José do Ouro e Barracão. 

Publicidade

Blog dos Colunistas