25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Jacutinga busca auxiliar agricultura em razão da estiagem

Entre os assuntos tratados, foi debatido o tema relativo a construção de micro açudes escavados em convênio com a Secretaria de Agricultura do Estado

teste
Entre os assuntos tratados, foi debatido o tema relativo a construção de micro açudes escavados em c
Por Assessoria de Comunicação
Foto Prefeitura de Jacutinga

Na última semana estiveram na sala de reuniões da Prefeitura de Jacutinga, o prefeito Beto Bordin, o secretário de Agricultura, Darci José de Ré, o Diretor da Emater Jacutinga, Derli Dalasta, representantes de entidades locais e o Conselho de Agricultura de Jacutinga, para tratar diversos assuntos de relevante interesse para a agricultura do município.

24 Agricultores

O secretário de Agricultura, Darci José de Ré, destacou que após um período de inscrição, foram 24 agricultores inscritos para o programa, e que por decisão do Conselho de Agricultura, realizou-se um sorteio dos inscritos, o qual contou com transmissão ao vivo, a fim de estabelecer prioridades de atendimento. Ressaltou que o município foi contemplado com 12 açudes, número aquém da demanda. Ainda de acordo com Darci, estas ações buscam que a Administração Municipal está empenhada em executar, visa minimizar os impactos negativos causados pela estiagem.

Decreto de Emergência

O prefeito Beto Bordin, agradeceu a presença de todos na reunião, e destacou sua expectativa com relação a construção dos açudes, e que em breve a Emater irá elaborar os projetos para que se inicie a construção destes. Lembrou ainda, que o Decreto de Emergência, devido à estiagem, foi fundamental para que o município fosse contemplado com estes projetos.

Armazenamento de água

Por fim, Bordin destacou que estes açudes serão de extrema importância, pois por meio destes será possível o armazenamento de água nas propriedades, viabilizando a instalação de pequenos projetos de irrigação e para a dessedentação de animais. 

Novos poços artesianos

Também informou sobre os projetos para instalação de três novos poços artesianos no município, bem como a Administração visa adquirir caixas d’água para instalar nas comunidades que seriam para armazenamento de água para casos de rotina ou casos emergenciais.

Publicidade

Blog dos Colunistas