Na última semana estiveram na sala de reuniões da Prefeitura de Jacutinga, o prefeito Beto Bordin, o secretário de Agricultura, Darci José de Ré, o Diretor da Emater Jacutinga, Derli Dalasta, representantes de entidades locais e o Conselho de Agricultura de Jacutinga, para tratar diversos assuntos de relevante interesse para a agricultura do município.
24 Agricultores
O secretário de Agricultura, Darci José de Ré, destacou que após um período de inscrição, foram 24 agricultores inscritos para o programa, e que por decisão do Conselho de Agricultura, realizou-se um sorteio dos inscritos, o qual contou com transmissão ao vivo, a fim de estabelecer prioridades de atendimento. Ressaltou que o município foi contemplado com 12 açudes, número aquém da demanda. Ainda de acordo com Darci, estas ações buscam que a Administração Municipal está empenhada em executar, visa minimizar os impactos negativos causados pela estiagem.
Decreto de Emergência
O prefeito Beto Bordin, agradeceu a presença de todos na reunião, e destacou sua expectativa com relação a construção dos açudes, e que em breve a Emater irá elaborar os projetos para que se inicie a construção destes. Lembrou ainda, que o Decreto de Emergência, devido à estiagem, foi fundamental para que o município fosse contemplado com estes projetos.
Armazenamento de água
Por fim, Bordin destacou que estes açudes serão de extrema importância, pois por meio destes será possível o armazenamento de água nas propriedades, viabilizando a instalação de pequenos projetos de irrigação e para a dessedentação de animais.
Novos poços artesianos
Também informou sobre os projetos para instalação de três novos poços artesianos no município, bem como a Administração visa adquirir caixas d’água para instalar nas comunidades que seriam para armazenamento de água para casos de rotina ou casos emergenciais.