O prefeito, Giovan Poganski, esteve em Porto Alegre na semana passada na Secretaria de Estado da Cultura – SEDAC/RS, em busca de apoio para alavancar dois patrimônios culturais de Quatro Irmãos: a Banda Musical Quatro Irmãos (BMQI) e o Memorial da Imigração Judaica. Viajou com ele; a presidente da Banda, Marlene Carvalho e o vereador Jair dos Santos. Em audiência com a secretária de Cultura, Beatriz Araújo, foi informado que as iniciativas de investimentos culturais públicos no RS, são regidas por editais.
Incentivos culturais
A secretária passou ao prefeito o contato com o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultura do RS, que em breve terá uma agenda no Norte do RS, incluindo visitas ao Memorial e o Cemitério Israelita. Na avaliação dele, a audiência foi positiva por ser esclarecedora e orientadora do que precisa ser feito para ter acesso aos incentivos provenientes de leis na área cultural.
Agenda cultural local
Ele aproveitou para reforçar o compromisso que a administração municipal tem com o setor. Para tanto, vai estabelecer uma agenda cultural local que além da manutenção melhoria das referências conhecidas, investirá na criação de um projeto de pesquisa de acervo e criação de uma memória de todas as etnias que contribuem, para a formação do mosaico de culturas nativas e de imigrantes europeus.