25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Maximiliano de Almeida: atender necessidade e preservar recursos naturais

Os agricultores interessados em realizar a proteção ou a melhoria de fontes e nascentes pode se dirigir ao Escritório Municipal da Emater ou às secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Obras

teste
Divulgação
Divulgação
Por Da Redação [email protected]
Foto Divulgação

A região está passando por uma época de estiagem severa, diante disto, a preocupação se volta não somente para as perdas econômicas, advindas das atividades agropecuárias do município, mas também com o abastecimento de água aos animais e, principalmente, para o consumo das famílias que vivem no interior. Pensando nisso, o escritório da Emater de Maximiliano de Almeida, juntamente com as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Obras, realizou cinco melhorias em olhos d’água com proteção das nascentes no município.

Segundo a Emater, a perfuração de poços artesianos e construção de sistemas de distribuição tem facilitado o acesso à água potável nas comunidades do interior do município. No entanto, ainda há muitas famílias sem esses recursos, sendo que o único meio para o abastecimento de água é a captação, diretamente, de corpos hídricos existentes nas propriedades, como as fontes de água.

Desta forma, para um melhor aproveitamento da água que é consumida na propriedade, e com objetivo de manter a qualidade, evitar contaminação e prevenir doenças, foi feita a proteção das nascentes. “No momento da realização desta atividade, todas as conformidades com a legislação ambiental são respeitadas, para que a água possa ser consumida com segurança pela família, sem impacto para a fauna e flora local”, disse a Emater em nota.

Segundo a Emater e as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Obras, nos últimos meses, já foram planejadas e executadas a proteção de cinco nascentes em Maximiliano de Almeida.

Os agricultores interessados em realizar a proteção ou a melhoria de fontes e nascentes pode se dirigir ao Escritório Municipal da Emater ou às secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Obras.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas