25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Ipiranga do Sul: "esse primeiro ano foi de desafios”

Afirmação é do prefeito, Marco Antônio Sana, que fala sobre investimentos e prioridades para 2022

teste
“O governo municipal estará também atento à questão dos gastos dos recursos públicos"
Prefeito de Ipiranga, Marco Antonio Sana
Por Ígor Dalla Rosa Müller
Foto Divulgação

Nesta terceira matéria da série de entrevistas com os prefeitos da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau) e, também, da Associação dos Municípios do Nordeste do Estado (Amunor), o Jornal Bom Dia traz o representante do Poder Executivo de Ipiranga do Sul, Marco Antônio Sana, que faz uma avaliação do primeiro ano de seu governo municipal, abordando os desafios, prioridades e projetos para 2022. A seguir fique com as perguntas e respostas, e boa leitura.

Bom Dia - Faça uma avaliação desses 12 meses de governo? Quais áreas que tiveram mais investimentos?

Marco Antônio Sana – Inicialmente, gostaria de agradecer a oportunidade concedida para relatar um pouco das ações desenvolvidas em nosso município, Ipiranga do Sul, e desejar a todo o grupo Bom Dia e seus assinantes um Feliz Ano Novo.

A avaliação dos 12 primeiros meses de governo e sobre as áreas que tiveram mais investimentos realizados, é preciso dizer que esse primeiro ano foi de desafios a serem enfrentados em função da pandemia da Covid-19. A gestão municipal precisou focar na Saúde, com elaboração de decretos e não mediu esforços para bem atender os pacientes, com promoção de campanhas de prevenção e avançando para a maior etapa de vacinação que já aconteceu no município, e que se estendeu durante todo o ano e ainda está em andamento. Na Educação, também foi preciso um olhar especial, pois tivemos que readequar as aulas atendendo os alunos à distância. Nossos professores se adaptaram à nova realidade e conseguiram manter suas aulas diárias por dois meses de forma on-line, e depois retornaram ao modo presencial com todas as medidas de higiene e segurança necessárias.

Outro setor importante a ser destacado é o de infraestrutura, que envolve as obras de recuperação de mais de 300 quilômetros de estradas no interior, num padrão de qualidade que permite a boa trafegabilidade dos munícipes. As demais secretarias também realizaram importantes ações para bem atender e no enfrentamento à pandemia e possibilitar a continuidade do desenvolvimento do município.

 

Quais são os projetos e ações para 2022?

Para 2022, vários projetos estão em andamento com diversas solicitações de emendas aos deputados estaduais, federais e senado, para investimentos no município que serão divulgados na medida em que os recursos forem liberados. Tudo isso visando melhorar o interior e a cidade com a readequação dos passeios públicos, melhoramentos na praça central e da iluminação pública, entre outros.

Uma importante obra que será realizada neste ano será a pavimentação do acesso ao Santuário de Nossa Senhora da Salete, numa parceria com o governo do Estado, com o projeto Avançar Cidades, que contará com o material produzido na nossa usina asfáltica, que estará sendo reativada, e produzirá material de qualidade também aos municípios da região que estiverem interessados. Pretendemos continuar investindo em ações que visem melhorar a qualidade de vida da população, com incentivos a todos os setores e, em especial, na agricultura que muito sofreu com a estiagem, mas temos uma vocação forte para a produção de culturas e somos reconhecidos como ‘o berço do plantio direto’”.

 

Como estão as finanças do município?

Em relação às finanças, o município está bem com todos os pagamentos em dia e saldo em caixa para os novos investimentos, que serão realizados de acordo com as demandas de prioridade que estamos elencando.

 

Os principais desafios para este ano?

Esperamos poder voltar à normalidade o mais breve possível, assim que os efeitos da pandemia forem diminuindo, para seguir com os projetos sociais, as atividades esportivas e de lazer, os encontros das famílias e dos amigos. O governo municipal estará também atento à questão dos gastos dos recursos públicos, já que se está prevendo o agravamento da situação econômica, de um modo geral, em função das perdas com a estiagem e ainda pelos reflexos da pandemia.

 

O que gostaria de ressaltar?

Entramos neste novo ano com as esperanças renovadas e preparados para enfrentar os desafios que forem surgindo com uma equipe de servidores preparados para bem atender a toda a população nas suas necessidades. Recebemos com muita alegria a classificação do Idese, com o quarto lugar no Estado, sinal de reconhecimento aos investimentos que foram sendo realizados nos últimos anos. Estamos sempre à disposição de todos os munícipes e focados em bem atender a todos, de acordo com o que nos propomos em nosso slogan “Você nosso bem maior!”.

Publicidade

Blog dos Colunistas