Nesta terceira matéria da série de entrevistas com os prefeitos da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau) e, também, da Associação dos Municípios do Nordeste do Estado (Amunor), o Jornal Bom Dia traz o representante do Poder Executivo de Ipiranga do Sul, Marco Antônio Sana, que faz uma avaliação do primeiro ano de seu governo municipal, abordando os desafios, prioridades e projetos para 2022. A seguir fique com as perguntas e respostas, e boa leitura.
Bom Dia - Faça uma avaliação desses 12 meses de governo? Quais áreas que tiveram mais investimentos?
Marco Antônio Sana – Inicialmente, gostaria de agradecer a oportunidade concedida para relatar um pouco das ações desenvolvidas em nosso município, Ipiranga do Sul, e desejar a todo o grupo Bom Dia e seus assinantes um Feliz Ano Novo.
A avaliação dos 12 primeiros meses de governo e sobre as áreas que tiveram mais investimentos realizados, é preciso dizer que esse primeiro ano foi de desafios a serem enfrentados em função da pandemia da Covid-19. A gestão municipal precisou focar na Saúde, com elaboração de decretos e não mediu esforços para bem atender os pacientes, com promoção de campanhas de prevenção e avançando para a maior etapa de vacinação que já aconteceu no município, e que se estendeu durante todo o ano e ainda está em andamento. Na Educação, também foi preciso um olhar especial, pois tivemos que readequar as aulas atendendo os alunos à distância. Nossos professores se adaptaram à nova realidade e conseguiram manter suas aulas diárias por dois meses de forma on-line, e depois retornaram ao modo presencial com todas as medidas de higiene e segurança necessárias.
Outro setor importante a ser destacado é o de infraestrutura, que envolve as obras de recuperação de mais de 300 quilômetros de estradas no interior, num padrão de qualidade que permite a boa trafegabilidade dos munícipes. As demais secretarias também realizaram importantes ações para bem atender e no enfrentamento à pandemia e possibilitar a continuidade do desenvolvimento do município.
Quais são os projetos e ações para 2022?
Para 2022, vários projetos estão em andamento com diversas solicitações de emendas aos deputados estaduais, federais e senado, para investimentos no município que serão divulgados na medida em que os recursos forem liberados. Tudo isso visando melhorar o interior e a cidade com a readequação dos passeios públicos, melhoramentos na praça central e da iluminação pública, entre outros.
Uma importante obra que será realizada neste ano será a pavimentação do acesso ao Santuário de Nossa Senhora da Salete, numa parceria com o governo do Estado, com o projeto Avançar Cidades, que contará com o material produzido na nossa usina asfáltica, que estará sendo reativada, e produzirá material de qualidade também aos municípios da região que estiverem interessados. Pretendemos continuar investindo em ações que visem melhorar a qualidade de vida da população, com incentivos a todos os setores e, em especial, na agricultura que muito sofreu com a estiagem, mas temos uma vocação forte para a produção de culturas e somos reconhecidos como ‘o berço do plantio direto’”.
Como estão as finanças do município?
Em relação às finanças, o município está bem com todos os pagamentos em dia e saldo em caixa para os novos investimentos, que serão realizados de acordo com as demandas de prioridade que estamos elencando.
Os principais desafios para este ano?
Esperamos poder voltar à normalidade o mais breve possível, assim que os efeitos da pandemia forem diminuindo, para seguir com os projetos sociais, as atividades esportivas e de lazer, os encontros das famílias e dos amigos. O governo municipal estará também atento à questão dos gastos dos recursos públicos, já que se está prevendo o agravamento da situação econômica, de um modo geral, em função das perdas com a estiagem e ainda pelos reflexos da pandemia.
O que gostaria de ressaltar?
Entramos neste novo ano com as esperanças renovadas e preparados para enfrentar os desafios que forem surgindo com uma equipe de servidores preparados para bem atender a toda a população nas suas necessidades. Recebemos com muita alegria a classificação do Idese, com o quarto lugar no Estado, sinal de reconhecimento aos investimentos que foram sendo realizados nos últimos anos. Estamos sempre à disposição de todos os munícipes e focados em bem atender a todos, de acordo com o que nos propomos em nosso slogan “Você nosso bem maior!”.