25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

“É preciso começar a agir”

Afirmação é do prefeito Marcelo Arruda, de Barra do Rio Azul, sobre a seca, que tem se tornado rotina na região e é preciso criar alternativas para enfrenta-la

teste
Divulgação/TV BOM DIA
Por Da Redação [email protected]
Foto TV BOM DIA

O prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, em entrevista à TV Bom Dia, ressaltou que praticamente todo o Alto Uruguai está vivendo um momento difícil em função da seca e é preciso criar alternativas já que a estiagem está virando “rotina” na região.

Segundo Arruda, o decreto de emergência do município já foi homologado o que permite dar condições ao poder público para atender os produtores. Além dos prejuízos na produção agrícola, ele comenta que entre as principais dificuldades estão a falta de água para consumo humano e animal, já que até poços artesianos secaram. “Mas o município está dando suporte com caminhão-pipa”, afirma. E, acrescenta, “temos certeza que o governo do estado vai apresentar medidas”.

Começar a agir

O prefeito ressalta, no entanto, que a seca passa a ser rotina na região Alto Uruguai e que é preciso começar a agir. “E uma das ações que os nossos produtores precisam fazer é aproveitar as águas das chuvas, seja em cisternas, microaçudes, para ter esse aproveitamento e poder, como alguns exemplos do nosso município, ter água para passar 3, 4 meses e manter a propriedade funcionando”, disse.

“Esse é o grande desafio, para que no ano que vem a gente possa viver um novo momento e passar a seca com mais tranquilidade”, observa.

Publicidade

Blog dos Colunistas