25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Centenário: “fazer mudanças e criar programas novos”

Afirmação é do prefeito, Genoir Marcos Florek (Neninho), que abre a série de entrevistas com gestores da Amau e Amunor

teste
“Os projetos para este ano serão voltados para área do comércio, geração de emprego e renda, desenvo
Por Ígor Dalla Rosa Müller
Foto Divulgação

O Jornal Bom Dia irá realizar uma série de entrevistas com os prefeitos da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau) e, também, da Associação dos Municípios do Nordeste do Estado (Amunor), que vai trazer uma avaliação do primeiro ano desses governos municipais, envolvendo os desafios, prioridades e projetos para 2022. A primeira da série será com o prefeito de Centenário, Genoir Marcos Florek (Neninho).       

“Nestes 12 meses de mandato, assumimos a prefeitura, eu, o vice Cassio José Kolcenti, e secretários, entre outras pessoas que compõem o governo, com o objetivo de fazer mudanças e criar programas novos. A educação e saúde foram as áreas mais priorizadas pela administração municipal, neste primeiro ano”, comenta.

Segundo Neninho, a atual administração assumiu o governo num dos piores momentos da pandemia, no início do ano de 2021, e assim teve que ter muita cautela com o dinheiro público. “Porque não sabíamos ao certo o que poderia acontecer”, disse.

Além disso, teve que enfrentar outro grande desafio iniciando o governo num período de estiagem, em que a administração pública teve que auxiliar os agricultores, dar desconto na hora-máquina, transportar água, criar condições para os agricultores continuarem o trabalho nas propriedades rurais.

Caixa   

“Ao fazer uma avaliação geral dos gastos, na administração pública, assumimos com pequeno caixa, mas sempre com muita responsabilidade. Revemos todos os contratos, procuramos diminuir todos os trabalhos contratados com prestadores de serviços, alguns em 30% outros em 50%, mas em todos eles se buscou reduzir os custos”, afirma.

Ele ressalta que ao findar deste ano o município teve avaliação positiva e fechou as contas com superávit. “Resultado dos cortes de gastos em vários setores”, afirma.

Cargos

Outra medida neste sentido, explica Neninho, foi trabalhar com número reduzido de cargos de confiança (CCs) e cargos com funções gratificadas (FGs). “Se programamos, com os pés no chão, para pensar Centenário de uma maneira diferente”, disse.

Projetos

“Após tudo isso, a administração foi atrás de projetos, que precisam ser muito bem elaborados para conseguir ter êxito. Nem sempre a indicação de deputado é sinal que vai se conseguir aprovar um projeto”, afirma.

Conforme ele, a primeira ação foi buscar a viabilização do asfaltamento da ERS 477, juntamente com os municípios da Amau. “Aí, nos deparamos com um projeto há mais de 20 anos parado, que precisava ser readequado. Realizamos um trabalho intenso para atualizá-lo com articulação política muito grande com as lideranças políticas, para que o governo pudesse anunciar essa obra. Feito anúncio, se voltamos para a readequação do projeto, que foi cumprido com êxito, e agora estamos esperando para fazer a licitação”, disse.

Emendas

Além disso, observa o prefeito, a administração foi buscar recursos de emendas parlamentares, ver quais possíveis projetos poderiam ser enquadrados, e cita como exemplo, ações para as agroindústrias e infraestrutura do município. “Buscamos mais de R$ 3 milhões em emendas e boa parte desses recursos já estão no caixa da prefeitura, o restante deve chegar até o mês de abril”, observa.

Internet

Ele cita, também, entre as realizações importantes do governo municipal, a implantação da internet rural, que está em execução. “Compramos notebooks para os professores da rede municipal, e o programa de ensino da Positivo, que tanto pode ser trabalhado de forma presencial como remota (on-line)”, disse.

Obras

Outra obra significativa para a comunidade, destaca Neninho, foi a realização da quadra poliesportiva da Escola Rondônio, assim como a implantação do videomonitoramento, e o incentivo para o comércio local em que o município subsidiou os juros de recursos para pequenas empresas e MEIs.  

Ações inteligentes  

“Temos boas perspectivas para o município de Centenário, apesar de estarmos enfrentando essa grande estiagem, que está sendo combatida de maneira inteligente, com a implantação de cisternas, irrigação, que ao longo do ano serão liberadas”, afirma.

O prefeito comenta que uma iniciativa que ajudou muito e minimizou os problemas da seca aos agricultores foi o programa - Água limpa na sua propriedade, que tem como objetivo recuperar as fontes de água na área rural, basicamente plantando árvores. “Isso, na estiagem, está auxiliando os produtores e diminuindo os custos da prefeitura com o transporte de água”, ressalta.  

Máquinas

O prefeito ressalta que foi necessário recuperar várias máquinas da prefeitura.  

2022

“Os projetos para este ano serão voltados para área do comércio, geração de emprego e renda, desenvolver a agricultura, e lançar vários programas para saúde, atendimento exclusivo às mulheres, saúde bucal. Além de obras de pavimentação dentro do município”, observa Neninho.       

Publicidade

Blog dos Colunistas