25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Barão de Cotegipe: decreto de emergência e perdas superiores a R$ 42 milhões

Segundo a Defesa Civil, essa já é uma das estiagens mais graves enfrentadas pelo município

teste
Divulgação/PM Barão de Cotegipe
Divulgação/PM Barão de Cotegipe
Divulgação/PM Barão de Cotegipe
Por Da Redação [email protected]
Foto Divulgação/PM Barão de Cotegipe

Barão de Cotegipe decretou situação de emergência em função da estiagem que assola o município e gera muitas perdas na agricultura. A decisão foi tomada em reunião pelo Conselho Municipal de Defesa Civil de Barão de Cotegipe se reuniu, na quinta-feira (30), juntamente com o prefeito, Vladimir Luiz Farina; a vice-prefeita, Eliane Follador; o secretário de Agricultura, Rodrigo Colet; secretária de Assistência Social, Scarlett de Oliveira; Emater; e Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Barão de Cotegipe.

O decreto municipal nº 2.234/2021 cita as perdas previstas na agricultura e relaciona os gastos com transporte de água à diversas famílias do interior, que se encontram em situação extrema com a falta de água potável. A Defesa Civil já encaminhou a documentação junto as esferas estadual e federal para obter o reconhecimento da situação de emergência.

A situação de emergência em Barão de Cotegipe afeta, principalmente, a área rural do município, onde famílias necessitam de transporte de água potável devido às fontes de abastecimento terem diminuído o volume necessário e não conseguirem atender à necessidade da comunidade. E, também, no auxílio de aberturas de fontes, açudes e reservatórios de água para os animais.

A Defesa Civil afirm que o prejuízo financeiro calculado nas lavouras de soja, milho e bacia leiteira ultrapassam R$ 42 milhões, sem contar os danos a outros cultivares, o que afetará a vida de agricultores que dependem das chuvas para tirar seu sustento. “Esta já é uma das estiagens mais graves enfrentadas pelo nosso município, e esperamos, dia após dia, pelas chuvas que hão de vir”, disse a Defesa Civil.

Publicidade

Blog dos Colunistas