O nome de Benjamin Constant foi uma homenagem à pessoa de Benjamin Botelho de Magalhães Constant, militar e político brasileiro, bacharel em ciências físicas e matemática, formado em engenharia civil e militar, que participou da Guerra do Paraguai como capitão e engenheiro. Exerceu o magistério como professor e diretor em vários estabelecimentos de ensino. Foi ministro do primeiro governo provisório republicano, sendo considerado pela Constituição de 1891, como fundador da República.
Elevado à categoria de município, com a denominação de Benjamin Constant do Sul, pela Lei Estadual nº 10. 645, emancipou-se em 29 de dezembro de 1995 sendo que a primeira legislatura ocorreu no ano de 1997, em que o primeiro prefeito, o senhor Rui D'Agostini, tomou posse juntamente com o vice-prefeito, Lory Ademir Poletto, e 9 vereadores.
A administração municipal parabeniza a todos pela passagem destes 26 anos de história. “Que juntos possamos somar, compartilhar e construir sempre mais em benefício de toda população benjaminense. Parabéns a todos nós”, disse em nota a administração do município.