25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Três Arroios: novas tarifas de lixo e abastecimento de água

Reajustes já estão em vigência desde 1º de dezembro deste ano

teste
Divulgação/PM Três Arroios
Divulgação
Por Da Redação [email protected]
Foto Divulgação/PM Três Arroios

Conforme explanado em audiência pública, realizada no mês de setembro deste ano, a administração municipal de Três Arroios informa que começam a vigorar as novas tarifas para coleta de lixo e do serviço de abastecimento de água com data de vigência desde 1º de dezembro de 2021.

As alterações se fazem necessárias diante do aumento das despesas com esses serviços bem como para atender as legislações vigentes e orientações dos órgãos de controle - Tribunal de Contas.

As tarifas de água serão proporcionais ao consumo sendo que a tarifa básica inicia em R$ 30 e seu aumento ocorre gradativamente de acordo com a quantidade de metros consumidos.

Como forma de incentivo à redução do consumo de água e à busca de alternativas para economicidade, a prefeitura estará, a partir de 2022, inspecionando sistemas residenciais de coletas alternativas de armazenamento como cisternas e concedendo descontos no IPTU dos proprietários que implantarem esses sistemas de acordo com as normas técnicas exigidas.

Já a tarifa de lixo será por unidades residenciais de forma individualizada no valor de R$ 15,90 e, também, entram na listagem de cobranças pontos comerciais, prestação de serviços e demais de acordo com o porte e produção.

O município é o gestor dos serviços e procura realizá-los da melhor forma possível, e desenvolve constantemente campanhas de conscientização ambiental, para rever as formas de consumo de água e de produção de lixo. No entanto, somente a soma de esforços poderá trazer significativas mudanças, já que todos são responsáveis.

Publicidade

Blog dos Colunistas