17°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Concertos presenciais marcam encerramento do Projeto “Orquestra Sinfônica de Estação”

teste
Concerto presencial que aconteceu Igreja Matriz Santa Terezinha
Divulgação
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação/ Orquestra Sinfônica de Estação

Na última semana a “Orquestra Sinfônica de Estação” realizou as duas últimas apresentações do projeto cultural que vem sendo desenvolvido desde 2020 e que teve como principal objetivo incentivar a formação de plateia para a música clássica em municípios do interior do Estado, auxiliar na formação de novos músicos e elevar o nível cultural da população.

O projeto “Orquestra Sinfônica de Estação” que tem como proponente o Conselho de pais e mestres (CPM) da Escola Estadual de Ensino Medio Franciusco de Aassis, foi aprovado na Lei de Incentivo a Cultura do Ministério do Turismo / Secretaria Especial da Cultura e contou com o patrocínio das empresas Casa do Doce, Cavaletti, Futura Insumos Agrícolas, Master Supermercados, Mepel, Plaxmetal, Polo Agrícola e Supermercado Ideal.

O projeto promoveu diversas apresentações, principalmente em formato On Line, devido às restrições da Pandemia, e também ofereceu aulas de instrumentalização para crianças, jovens e adolescentes da Escola Estadual Francisco de Assis e de toda comunidade Estaçonense.

No último dia (09), a Orquestra, que completou 10 anos de atividade, pode comemorar esta data tão especial, reunindo a comunidade local e regional para um lindo Concerto presencial que aconteceu na Igreja Matriz Santa Terezinha, contou com a participação de ex integrantes do grupo que retornaram para celebrar juntos esse grande momento.

Já no dia 10, a Orquestra participou de um Encontro de Orquestras em Entre Rios do Sul - RS, onde o grupo pode tocar juntamente com outros jovens músicos das cidades de Getúlio Vargas e Entre Rios do Sul e trocar experiências e aprendizados. O público presente pode apreciar uma apresentação de um grupo de instrumentista que vibrava em uma mesma sintonia.

Segundo o Maestro Mauricio Castelli “Projetos como este, que financiam e incentivam a cultura musical, geram um impacto gigante na sociedade. Oferecer aulas de música e concertos musicais fomentam o descobrimento de novos talentos, formam uma plateia mais crítica, democratiza o acesso à arte musical de excelência ao tempo que eleva a cultura de crianças e jovens que de outra forma não teria poder aquisitivo para ter acesso a tudo isso.” comentou Casteli. 

Publicidade

Blog dos Colunistas