25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Garantir inclusão digital

“A expansão da conexão de internet é uma aliada para a diminuição do êxodo rural, fazendo com que a população se sinta inserida na realidade atual e tenha mais motivos para continuar a vida no campo”, disse a administração municipal de Centenário

teste
Divulgação/PM de Centenário
Por Da Redação [email protected]
Foto Divulgação/PM Centenário

O prefeito de Centenário, Genoir Florek (Neninho), acompanhado do vice-prefeito, Cássio Kolcenti; secretários de Administração, Gustavo Kominkiewicz, e Agricultura, Adair Preczeski; e a responsável pela Secretaria de Educação, Giovana Pegorini, estiveram presentes na entrega simbólica da antena de internet da comunidade Rio dos Índios.

Um dos desafios da população do meio rural é a dificuldade de acesso à internet, as empresas provedoras não disponibilizaram o sinal, por antena ou fibra ótica, em algumas comunidades, devido ao difícil acesso a estas. Entendendo a necessidade atual, em que a internet tem se tornado uma ferramenta indispensável na vida das famílias, a administração municipal se empenhou para garantir a inclusão digital, desenvolvendo o projeto da Internet Rural nas comunidades do interior do município.

Conforme a administração municipal, no período da pandemia, os alunos da zona rural tiveram muitas dificuldades com a implantação do ensino on-line, sem ter acesso à internet em suas residências, alguns precisavam se deslocar para locais mais altos em busca de sinal de telefonia móvel, ou em parentes e vizinhos para poderem realizar as atividades encaminhadas pelos professores. “Com a antena de internet distribuindo o sinal, agora, os alunos terão a oportunidade de se comunicar, realizar pesquisas e trabalhos, diretamente de suas casas”, disse a administração.

A internet na agricultura tem se tornado cada vez mais importante, existem aplicativos e ferramentas destinadas aos agricultores, que facilitam a gestão do agronegócio e auxiliam na produção. O aprimoramento da tecnologia no campo é sinônimo de inovação e desenvolvimento, com acesso à informação, como previsão do tempo, cotação de produtos e a comunicação. “A expansão da conexão de internet é uma aliada para a diminuição do êxodo rural, fazendo com que a população se sinta inserida na realidade atual e tenha mais motivos para continuar a vida no campo”, disse a administração municipal.

Além da antena de internet que distribui o sinal para as residências, a comunidade recebeu um ponto de acesso gratuito. Com um investimento total de cerca de 141 mil reais para a instalação de antenas de distribuição de internet rural, a administração colabora com o desenvolvimento regional.

Publicidade

Blog dos Colunistas