O município de Machadinho, por meio do monitoramento da Secretaria de Saúde, não registra desde o dia 3 de novembro nenhum caso novo de covid-19. Esse resultado positivo está atrelado a diversos fatores, explica a secretaria.
Entre eles, a atuação dos profissionais da saúde que atentamente identificam, monitoram e isolam todos os casos considerados suspeitos, assim, o município está com o número de casos ativos zerados desde o dia 12 de novembro. Ao todo 859 casos foram confirmados, desde o início da pandemia, e 13 óbitos em decorrência da doença.
“Um fator significativo e que também tem a atuação da Secretaria de Saúde, é a imunização. O município já vacinou 4828 pessoas com a primeira dose da vacina, ou seja, 92,54% da população. Agora os profissionais, com suporte ativo dos agentes comunitários de Saúde estão focados na aplicação da segunda dose, intensificando a divulgação, abordagem e busca ativa para que o esquema vacinal seja concluído”, afirma a Secretaria de Saúde.
Conforme boletim divulgado, na sexta-feira (26), a 2ª dose foi aplicada em 4140 pessoas, atingindo o percentual de 79,57%. No que diz respeito ao reforço, foram aplicadas 582 doses, 11,19% da população vacinável do município.
“Nestas considerações cabe mencionar que o município de Machadinho, por se tratar de uma cidade turística, tem o acompanhamento permanente do serviço de saúde local, prestando atendimento a comunidade e turistas de forma segura e comprometida”, disse.