Os alunos do 2° Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Fernandina Rigoti, de Itatiba do Sul, orientados pela docente Elenice Bortoli, aderiram à campanha “16 dias de ativismo contra a violência de gênero”, promovida pela ONU Mulheres.
Tendo por base a obra “A Cartomante”, de Machado de Assis – disponível na plataforma de leitura digital Árvore - realizaram a socialização da leitura, discutindo ações de prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas.
Os relatórios da ONU apresentam que duas entre três mulheres relatam sofrer ou conhecer uma mulher ou menina que sofre algum tipo de violência. O Brasil é o quinto na lista dos países com mais crimes de gênero, em todo o mundo, sendo que o número de agressões subiu muito durante a pandemia.
Em forma de teatro, os alunos apresentaram suas reflexões para as turmas do Ensino Médio noturno (regular e EJA), retratando a questão do feminicídio, direitos humanos, o resgate da autoestima de mulheres e meninas vítimas de violência, a necessidade de romper com o “ciclo da violência” e a importância de denunciar as situações de violência contra mulheres e meninas, por meio do disque 180.