25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Mais saúde para comunidade

Prefeito de Machadinho, Alcir Grison, recebeu a deputada estadual Fran Somensi para tratar do projeto Farmácia Solidária

teste
Divulgação
Por Da Redação [email protected]
Foto Divulgação

O prefeito de Machadinho, Alcir Grison, recebeu, em seu gabinete, na sexta-feira (12), a visita da deputada estadual, Fran Somensi (Republicanos). Na ocasião, eles trataram do projeto de autoria da parlamentar, o Farmácia Solidária, que numa parceria entre poderes Executivo, Legislativo e Secretaria de Saúde viabilizaram a implantação do projeto no município, em 2022.

Projeto

O Farmácia Solidária consiste na criação de pontos de coleta para medicamentos que não estão mais sendo utilizados e, por consequência, seriam descartados. O prefeito Alcir explica como a iniciativa tem seu respaldo. "Todos nós passamos por tratamentos de saúde e nem sempre consumimos a medicação adquirida. Essa sobra de medicação poderia ser depositada em pontos de coleta em locais de maior circulação e, posteriormente, seriam distribuídas a pessoas que não possuem condições para compra, e até mesmo medicamentos que não fazem parte da farmácia básica”, disse o prefeito.

Motivação

A deputada Fran salienta que a iniciativa foi criada, em 2015, e compartilha como surgiu a ideia. “Enquanto primeira-dama do município de Farroupilha, como farmacêutica de profissão e proprietária de farmácia há 20 anos, sempre me incomodava o fato de encontrar pessoas sem condições para aquisição de medicamentos necessários. E por outro lado, dentro de consultórios médicos, inúmeros medicamentos de amostra grátis não sendo utilizados e tantos remédios sendo descartados. Assim, hoje, consultórios médicos, indústrias e a comunidade são parceiras e fazem parte do projeto através de doações”, explica a deputada.

Fran destaca também a sua satisfação de estar em Machadinho e ser tão bem recebida pelo prefeito, que em conjunto com o Poder Legislativo e Secretaria de Saúde viabilizaram a implantação do projeto no município, em 2022.

O projeto Farmácia Solidária foi aprovado através da Lei Estadual 15.339/2019 e está disponível para a adesão dos municípios gaúchos. Atualmente, um aplicativo está sendo desenvolvido pelo IFRS como mecanismo para facilitar o acesso ao projeto e identificar pontos de coleta.

Publicidade

Blog dos Colunistas