25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Jacutinga: foco na prevenção e promoção de saúde

3ª Feira Rosa da Saúde teve muita informações e atividades com o objetivo de conscientizar a população sobre seus hábitos para promover qualidade de vida, disse o prefeito Carlos Alberto Bordin

teste
Divulgação
Divulgação
Por Da Redação [email protected]
Foto Divulgação

A Praça Matriz de Jacutinga (RS) foi palco da 3ª Feira Rosa da Saúde, na quarta-feira (27 de outubro), realizada em alusão à campanha Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização e prevenção ao câncer de mama. O intuito da campanha é compartilhar informações e promover a conscientização sobre câncer de mama e de colo de útero, a fim de contribuir para a redução de mortalidade pela doença.

Em Jacutinga, o evento foi promovido pelo programa Atentai em parceria com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Emater. O Atentai é um programa municipal desenvolvido com o intuito de promover saúde física e mental, e prevenir o adoecimento da população de Jacutinga. As campanhas de prevenção, como o Outubro Rosa, são promovidas pelo programa. No presente evento, buscou-se além de falar sobre a prevenção do câncer de mama, mas principalmente promover um momento de lazer e descontração para a comunidade e principalmente as mulheres do município.

O evento promoveu orientações sobre o autoexame, aferição de pressão e exames rápidos e outras dicas de saúde. O estande do Programa Atentai, organizado pela nutricionista do programa, trouxe receitas e degustação de produtos para uma alimentação saudável, dicas e cuidados com saúde física e mental. Também foi oferecido práticas integrativas, ressaltando o olhar para outras alternativas de cuidado para além da medicação, como a técnica de Auriculoterapia e massagem relaxante. Também estiveram exposições de mulheres empreendedoras de Jacutinga: agroindústrias locais, produtos da horta municipal, serviços de cuidado e beleza, produtos campeiros e artesanatos produzidos pelo grupo da terceira idade. Também houve exposição e orientações sobre o cuidado e cultivo de orquídeas.

O evento foi animado com muita música e alegria, uma das atrações foi a apresentação do Grupo de Câmbio (CRAS) e do grupo de Alongamento e Fortalecimento (Atentai) com exercícios e danças coreográficas, o intuito foi demonstrar as atividades desenvolvidas nos grupos, convidando e incentivando os visitantes da feira a participar e realizar atividades físicas no cuidado com sua saúde.

Aqueles que prestigiaram o evento receberam uma lembrança em alusão a campanha. Também foi oferecido um lanche saudável a todos os participantes, ressaltando os cuidados na alimentação. Os convidados puderam registrar o momento com suas pessoas queridas, na cabine de fotos instantâneas disponibilizada no evento, levando sua foto com lembrança da 3ª Feira Rosa.

A secretária de Saúde, Valdirene Foletto, parabenizou a todos os envolvidos na organização do evento, e reforçou mais uma vez o comprometimento da administração municipal para com a saúde da população jacutinguense, que não mede esforços para levar mais qualidade de vida através da saúde.

O prefeito, Carlos Alberto Bordin, ressalta o foco da administração atual em ações de prevenção e promoção de saúde, no intuito de prevenir o adoecimento da comunidade, trazendo alternativas para além do tratamento clínico/medicamentoso, conscientizando a população para atentar aos seus hábitos, promovendo uma melhor qualidade de vida.

 

Publicidade

Blog dos Colunistas