25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Gestão fiscal de excelência e 2º melhor do Estado

“Desde que assumimos o Executivo Municipal, o trabalho sério, com respeito ao dinheiro público e trabalhando pela coletividade nos proporciona resultados como esse, hoje somos a 2ª cidade do Estado com gestão fiscal de excelência”, afirma prefeito Leandro Márcio Puton

teste
Divulgação
Por Da Redação [email protected]
Foto Divulgação

O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado na última quinta-feira (21), revela os cinco municípios mais bem avaliados em termos de gestão fiscal no estado do Rio Grande do Sul em 2020. São eles respectivamente: São Francisco de Paula; Gaurama; Alpestre; Presidente Lucena; Nova Roma do Sul.

Todos apresentaram excelência em todos os indicadores analisados, ou seja, mostraram: - elevada capacidade de geração de receitas locais para fazer frente a seus custos de existência; - baixa rigidez do orçamento com a folha de salários do funcionalismo público; - planejamento financeiro eficiente e patamar adequado de investimentos.

Em 2019, Gaurama já havia recebido a pontuação mais alta entre os municípios da AMAU, e ficou em 1º lugar, com base na gestão 2018. Neste ano, Gaurama conquista o 2º lugar no Estado do Rio Grande do Sul, com base nas contas de 2020.

A administração do prefeito de Gaurama, Leandro Márcio Puton, se destaca em nível nacional, em dois dos quatro anos de sua primeira gestão: 2019 e 2020. Em 2019, pela primeira vez na história, na gestão fiscal, o município de Gaurama foi classificado como de excelência pela Firjan. Naquele ano, o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) fez referência a 2018 e avaliou as contas de 5.337 municípios de todo o país, que concentram 97,8% da população brasileira.

A pontuação mais alta da classificação Firjan posicionou Gaurama em 1º lugar entre os municípios da AMAU, 13º no Rio Grande do Sul e 99º no país. Construído com base em dados fiscais oficiais, o índice é composto por quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos. Este ano ainda não foi divulgada a classificação do município em nível nacional.

“Desde que assumimos o Executivo Municipal, o trabalho sério, com respeito ao dinheiro público e trabalhando pela coletividade nos proporciona resultados como esse, hoje somos a 2ª cidade do Estado com gestão fiscal de excelência. Seguimos trabalhando, construindo caminhos de desenvolvimento econômico e social para o nosso município”, salienta o prefeito Municipal, Leandro Márcio Puton.

 

 

Publicidade

Blog dos Colunistas