25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Educação Infantil é uma das prioridades em Brasília, afirma prefeito Cruzaltense

Vice-prefeito, Altair Francisco Fontana, assume Executivo. Em Brasília, prefeito, Joarez Luiz Sandri, afirma que número reduzido de pessoas nos gabinetes e repartições públicas atrapalha atendimento. “A dificuldade é que ainda os ministérios e nem o Congresso Nacional estão totalmente abertos, só funcionam por agendamento”, disse

teste
Divulgação
Por Ígor Dalla Rosa Müller [email protected]
Foto Divulgação

O vice-prefeito de Cruzaltense, Altair Francisco Fontana, ficará à frente do Executivo no decorrer desta semana, enquanto o prefeito, Joarez Luiz Sandri, cumpre agenda em Brasília. O prefeito já tem reuniões importantes marcadas para tratar de projetos em educação, infraestrutura, turismo e recursos para investimentos no município.

Emendas

A primeira parada será com o ministro, Onyx Lorenzoni, no Ministério do Trabalho, para abordar sobre liberações de emendas parlamentares que o município precisa.

Educação

Um dos projetos mais importantes que o prefeito vai batalhar, em Brasília, diz respeito à Educação Infantil do município. Para isso está marcada uma audiência no Ministério da Educação, com o objetivo de buscar a creche que Cruzaltense necessita, e assim, implantar a educação infantil, já que não se está atendendo esta faixa etária, de zero ano em diante.

“A partir do ano que vem vamos atender crianças com um ano em diante. O município firmou um ajuste de conduta com o Ministério Público e até 2024 temos que atender todas as idades. Já cadastramos a creche e estamos aqui para liberar, porque esse é um investimento elevado. Dificilmente, o município consegue fazer com recursos próprios. Esse é um dos compromissos mais importantes desta viagem a Brasília, ver como está essa situação”, disse. 

Funasa

Na Funasa, o prefeito vai ver o andamento de dois grandes projetos, um de tratamento de esgoto no município, projeto antigo que ainda a prefeitura não recebeu retorno. “E, também, um projeto para abastecimento de água, a substituição de redes novas de distribuição na sede, que está dando problemas e é um investimento elevado”, comenta. 

Turismo

“No Ministério do Turismo vamos ver de que forma se irá buscar alguns recursos, porque se trata de um investimento alto que o ministério já repassou parte do valor, só que a obra estava prevista em cerca de R$ 500 mil e, hoje, passa de R$ 1 milhão. Então, ela depende do ministério dar esses recursos” explica.

Senadores

Além disso, o prefeito Joarez tem audiência marcada com os senadores, Lasier Martins e Luiz Carlos Heinze, para buscar recursos para área de infraestrutura.

Congresso e ministérios – agendamento

Segundo o prefeito Joarez, nos próximos três dias, terça, quarta e quinta, o objetivo é cumprir com a agenda e buscar outras reuniões no decorrer da semana. 

“A dificuldade é que ainda os ministérios e nem o Congresso Nacional estão totalmente abertos, só funcionam por agendamento. Então, é preciso ficar um dia, às vezes, dois, para conseguir um horário para atendimento”, observa. E, acrescenta, “está difícil, ainda não está 100%, está presencial, mas com número reduzido de pessoas nos gabinetes e repartições públicas, o que dificulta bastante. A gente vem pra cá e acaba tendo poucas audiências, precisa de um espaço de tempo maior para entrar nestes locais”.

O prefeito ressalta que a agenda envolve processos já encaminhados e que se está ali pra ver o andamento. “É a minha primeira viagem para Brasília neste ano, mas ainda assim é importante passar nos ministérios para ver o que tem de recursos, o que é possível protocolar, pedir, porque senão não se arruma nada. Vindo pra cá já é difícil, não vindo fica ainda mais difícil”, disse.     

Ele observa que todas as emendas que o município encaminhou, algumas inclusive já chegaram. No Ministério da Agricultura tem emenda e uma delas o objeto será substituído.

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas