A Prefeitura Municipal de São João da Urtiga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está realizando o encaminhamento da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). No último dia 6 de outubro, a prefeitura fez a entrega da carteira que foi encaminhada por primeiro.
“Fazer mais este trabalho nos deixa realizados, pois tornar os usuários conhecedores de seus direitos é nossa função, e esta carteira tem o objetivo de garantir a atenção integral, o pronto-atendimento e a prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial, nas áreas da saúde, educação e assistência social”, disse a secretária Municipal de Assistência Social, Natálhia Dupont.
A secretária ressalta que qualquer pessoa com TEA que resida no estado do Rio Grande do Sul tem direito a Ciptea (segundo as orientações da FADERS). “A secretaria está à disposição dos munícipes para quaisquer dúvidas referentes aos trabalhos realizados pelo CRAS e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, além de reforçar a importância de ter a equipe técnica completa para ambos os setores, pois dessa forma quem sai ganhando são os usuários”, afirma Natálhia.
Ela enfatiza que muitos avanços foram conquistados a partir do momento que o município conseguiu uma profissional de Serviço Social/assistente social, Dulcinéia Bessegato, na gestão. “Como por exemplo o encaminhamento desta carteira, além de muitas outras conquistas e desempenho das funções técnicas na gestão de Proteção Social Especial”, disse.