25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

São João da Urtiga: profissional que atua na prevenção

Município conta com duas agentes de Combate às Endemias que fazem vistorias em locais que possam ser criadouros do mosquito da dengue

teste
Divulgação
Por Da Redação [email protected]
Foto Divulgação

As doenças endêmicas são enfermidades que aparecem em locais específicos e geralmente se proliferam em algumas regiões, cabendo aos órgãos públicos combater e eliminar esses riscos à saúde da população.

É neste momento que entra o agente de Combate às Endemias, um profissional que age para prevenir e combater esses riscos, orientando as famílias e visitando as casas uma a uma, para detectar possíveis riscos de vetores para eles e a comunidade. Os agentes também repassam instruções aos moradores que fazem acúmulo de água da chuva em caixas e tonéis, recipientes que devem ser mantidos bem fechados e vedados.

O município de São João da Urtiga conta com duas agentes de Combate às Endemias, que atuam na realização das vistorias nos arredores das residências e terrenos baldios, verificando se há recipientes que acumulem água, lixos, lonas, pneus, que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue e outras doenças, sendo que esse trabalho é realizado a cada dois meses nestes locais.

As profissionais também realizam vistorias em Pontos Estratégicos (PEs), que são borracharias, cemitérios, oficinas onde há muito acúmulo de materiais que podem se tornar criadouros. Nestes locais, o trabalho é realizado a cada quinze dias. As agentes também atuam no Levantamento de Índice Rápido (LIRA) do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, que é feito a cada três meses com o auxílio das ACS (Agentes Comunitários de Saúde).

Como os agentes estão em contato permanente com a comunidade onde trabalham, eles conhecem os principais problemas da região, e podem envolver a população na busca da melhor solução para combater essas questões que são prejudiciais à saúde da população.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas