25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Evidenciando a importância da culinária brasileira

A culinária brasileira originou-se de uma mistura de heranças e tradições culturais de diferentes povos

teste
Divulgação
Por Da redação [email protected]
Foto Divulgação

Com o objetivo de demonstrar a importância do ato de se alimentar aliado à valorização da cultura do Rio Grande do Sul, a equipe da Escola Estadual Marieta Tozzo de Itatiba do Sul, elaborou um plano de aula sobre a culinária tradicional brasileira, direcionado a turmas do 6º ao 9° ano do Ensino Fundamental.

Cada estado possui seus pratos típicos, que são preparados a partir das tradições repassadas de geração em geração. Além de ser importante para a alimentação, a comida envolve um ritual, em alguns locais. Muitas pessoas consideram o ato de se alimentar sagrado. Sentar à mesa com a família, significa um momento de comunhão e fortalecimento dos laços afetivos.
Alguns dos tópicos trabalhados durante a atividade:

- Mostrar a importância do ato de se alimentar
- Valorizar a comida
- Explicar o que são pratos típicos
- Evidenciar que cada região do país possui sua cultura
- Desenvolver a memória, linguagem, escrita e criatividade

Durante a tarde, os alunos apresentaram músicas gauchescas e um teatro sobre a história da erva mate. "Um dos estudos mais recentes é de que a erva-mate tem poder antioxidante prevenindo doenças cardiovasculares, então nada mais importante que estar agregando isso a alimentação escolar”, ressaltam as professoras Marissânia e Ângela. 


 

Publicidade

Blog dos Colunistas