25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Getúlio Vargas: políticas públicas sociais

Os eleitos da sociedade governamental são Sandra Betiatto e Vinicius Fantineli e da sociedade civil organizada Cristiane Baptista e Lilian Frizzo

teste
Divulgação
Por Da redação
Foto Divulgação

A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), realizou, na terça-feira (24), a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

O evento foi realizado no Centro de Convivência dos Idosos Natalício José Botolli, cumprindo todos os protocolos sanitários de prevenção à disseminação do coronavírus, com aprovação do COE Municipal.

Após os pronunciamentos, os trabalhos iniciaram com uma explanação da técnica do Centro de Referência de Assistência Social e especialista em Assistência Social, psicóloga, Aline Bonez, que enfatizou a importância da conferência, e explanou sobre o tema e os eixos temáticos do evento. Em seguida, a plenária foi dividida em grupos para discutir os eixos temáticos, que, mais tarde, foram apresentados pelos coordenadores de cada grupo para a plenária composta por membros do Conselho Municipal de Assistência Social e comunidade.

Cinco eixos

A conferência contou com cinco eixos de debates englobando os seguintes temas. O primeiro, a proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.

O segundo eixo abordou o financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

O terceiro destacou o controle social, o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.

Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social, foram os assuntos do quarto eixo. Por fim, o último eixo trabalhou a atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

Após as conclusões dos grupos, foram eleitos os delegados para a 14ª Conferência Estadual de Assistência Social do Rio Grande do Sul, que acontecerá nos dias 25 a 27 de outubro, de forma virtual. Os representantes eleitos da sociedade governamental são Sandra Betiatto e Vinicius Fantineli e da sociedade civil organizada Cristiane Baptista e Lilian Frizzo.

Participaram da solenidade de abertura oficial o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo; vereador Aquiles Pessoa da Silva, representando o Poder Legislativo; secretária Municipal de Saúde e Assistência Social; Graciele Débora Possenti; vice-presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Sandra Betiatto; diretora da Assistência Social, Rita Pessoa da Silva; e a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Juliana Lemos.

O cerimonial de abertura contou a belíssima apresentação da Orquestra Sinfônica Getuliense, sob a regência do maestro Gleison Juliano Wojciekowski.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas