14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Machadinho: apoio é fundamental para combater a violência

Índices de violência doméstica e familiar são preocupantes, afirma delegada, Rafaela Bier

teste
Divulgação
Por Da redação
Foto Divulgação

O CRAS Machadinho sediou, na sexta-feira (20), uma palestra sobre o enfrentamento da violência doméstica e familiar, contra a mulher, relacionada à campanha do “Agosto Lilás”. Participaram do encontro profissionais que atuam nos serviços de Assistência Social.

Índices preocupantes

Nas considerações da palestrante do evento, Rafaela Bier, delegada titular da Delegacia da Mulher de Passo Fundo, os índices de violência doméstica e familiar são preocupantes. Entretanto, conforme estatísticas, quando as vítimas buscam entidades públicas e atendimentos vinculados ao município e solicitam medidas protetivas de urgências, os feminicídios não ocorrem.

A delegada destaca a importância da atuação do serviço de apoio no município de Machadinho, por meio da Rede de Vizinhos, para busca de informações, apoio e orientações. “A iniciativa é admirável, tenho muito orgulho desta campanha, e acredito que vá diminuir muito o índice de violência no município de Machadinho” salientou, e ainda finalizou dirigindo seu recado para as mulheres que necessitam de ajuda. “Não se calem, procurem ajuda, procurem a Rede de Vizinhos, rede de atendimento do município, procurem a Brigada Militar, a Polícia Civil, busquem ajuda. Diga não à violência contra a Mulher”.

A assistente social, Emanuele Borges, reforça que mais pessoas podem fazer parte da Rede de Vizinhos, em Machadinho. “Geralmente a mulher que está sofrendo a violência está tão fragilizada que acaba não tendo coragem para fazer as denúncias, e ter um vizinho ou conhecido, que é referência, fica mais fácil”, mencionou ela.

Pessoas que tiverem interesse em fazer parte da rede, dentro da sua comunidade ou bairro, podem procurar as técnicas do CRAS e o CREAS junto ao serviço de referência em Assistência Social de Machadinho.

Rede de Vizinhos

O mês de agosto é designado como mês de prevenção da violência contra a mulher. Em Machadinho, a Rede de Vizinhos, que foi implantada no ano de 2020 visa ser uma porta de atendimento para denúncias e casos de violência contra a mulher. Para a psicóloga do município, Débora Polo, mesmo que o projeto da Rede de Vizinhos seja algo novo, implantado em plena pandemia, já foi possível identificar pedidos de ajuda por meio do canal de atendimento. “Já aconteceu vários casos em que a própria rede nos trouxe demandas de que mulheres estariam sofrendo violação e tinham vergonha de procurar os órgãos de proteção, e por meio da Rede de Vizinhos, puderam acessar o trabalho do Creas e assim ser atendidas junto ao Poder Judiciário, delegacia e demais órgãos”, destacou a Débora.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas