25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Quatro Irmãos: modernização do campo

Produtores acompanham demonstração de pulverização com drone, em lavoura, que tem capacidade de 20 litros para pulverizar até 12 hectares por hora

teste
Divulgação
Por Da redação
Foto Divulgação

Cerca de 50 produtores do município de Quatro Irmãos e da região do Alto Uruguai assistiram a uma demonstração de utilização de drone como ferramenta de pulverização nas lavouras, realizada na manhã de sexta-feira (13). A nova tecnologia que está à disposição da agricultura foi apresentada em uma área de lavoura do produtor e ex-prefeito do município, Adilson De Valle, que acompanhou a atividade. Na demonstração foi utilizado somente água sem produto químico.

Os participantes receberam orientações sobre a pulverização, o aparelho, bem como sobre a interferência das condições climáticas na utilização do equipamento. O aparelho tem capacidade de 20 litros para pulverizar até 12 hectares por hora.

Passos

O primeiro procedimento a ser feito é o mapeamento da área por imagem, com informações precisas da área a ser pulverizada. Dentro das recomendações seguras para a pulverização estão a velocidade dos ventos de até 10 km/h e umidade relativa do ar acima de 50%.

Vantagens

As orientações técnicas foram repassadas por Luam Rebonatto, da empresa Agroplan. Entre as vantagens do uso do drone em relação ao trator, por exemplo, estão a economia de tempo, melhor aproveitamento da área a ser pulverizada (mapeadas), evitando perdas, a aplicação em áreas de relevo, e que não provoca o amassamento da lavoura.

O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Quatro Irmãos, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura. A demonstração também foi acompanhada pelo prefeito em exercício, Sidnei Taufer; pelos secretários de Agricultura, Valdecir Toigo; de Obras, Silvano Dogenski; Administração, Vantuir de Oliveira; pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello; e pela equipe do Escritório Municipal, integrada pelos extensionistas rurais e o engenheiro agrônomo, Dibartolomei Zorzanello, Elenice Regina Poletto e Graziela Vanzo. Também acompanharam a demonstração representantes do Sicredi e da Cresol.

 

 

Publicidade

Blog dos Colunistas