25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Barão de Cotegipe: formação para combater e prevenir uso de drogas

Alunos dos 5º anos pertencentes às escolas de Barão de Cotegipe se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)

teste
Divulgação
Por Da redação
Foto Divulgação

Os alunos dos 5º anos pertencentes às escolas de Barão de Cotegipe se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que ocorreu na quinta-feira (12), no formato on-line. Foram diplomados em torno de 50 alunos das escolas do município, dentre eles, os nomes de destaque foram Daniela Fuzzinato Olivio; Mateus Woidyla, pela EMEF Ângelo Rosa; Vitoria Luiz Corá, pelo Colégio Mario Quintana; e Wesley Alex Zimbuski pela Escola Estadual Miguel Wawruch.

O programa é oferecido por meio do 13º Batalhão de Policia Militar e foi coordenado pelos soldados, Kiane e Magali, e retorna ao município após quinze anos nas escolas estaduais, e em sua 1ª edição na rede municipal. O Proerd é desenvolvido nas escolas e tem como intuito contribuir de forma lúdica com as crianças, inserindo princípios, valores, dando ênfase, de alta performance, ao combate e a prevenção ao uso de drogas.

A iniciativa para retorno do projeto ao município se deu por meio de requerimento do vereador, Saimon da Costa, que é filho de policial aposentado e teve, de certo modo, um treinamento contínuo, uma vez que seu pai foi coordenador do projeto antigamente.

A administração municipal, à luz dos fatos, abraçou o projeto, uma vez que o tema atemoriza a sociedade cotegipense. Segundo o prefeito de Barão de Cotegipe, Vladmir Farina, o projeto é motivo de orgulho e exaltou e agradeceu ao 13º BPM pela cordialidade e desenvolvimento dos trabalhos, que considera demasiadamente primordial e de relevante interesse público. O prefeito também engrandeceu o trabalho desenvolvido pelo do GPM de Barão de Cotegipe, sob o comando do sargento, Fernando da Rosa Cruz.

Cerimônia

Participaram da cerimônia on-line o capitão, Ailton Trindade, comandante da 4º Companhia de Polícia Militar; representando o 13º BPM, 1º sargento Fernando da Rosa Cruz; comandante do GPM de Barão de Cotegipe, soldados, Kiane e Magali, que coordenaram o programa; prefeito, Vladimir Luiz Farina; Saimon da Costa, autor da propositura; Gleise Binotto Mariga, coordenadora Pedagógica da SMEC; Roseli Litwin Ternes, vice-diretora da Escola Estadual Miguel Wawruch; Adriane Scarmignani, diretora da EMEF Ângelo Rosa; Cleomara Binotto, vice-diretora do CMQ; Douglas Martin, representando o Consepro; Jacionor Pertille, representando a Cresol; e Rosangela Picolo Tormen representando a Erva-Mate Barão.

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foi criado pela professora, Rutty Hellen, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983.

Publicidade

Blog dos Colunistas