25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Áurea: novidades pela frente

Município tem 12 indústrias ervateiras e exporta para a Polônia. Em breve pode lançar erva-mate polonesa

teste
Divulgação
Por Da redação
Foto Divulgação

O município de Áurea deve lançar, em breve, a erva-mate polonesa. A ideia inicial surgiu em reunião realizada, na quarta-feira (4), no escritório municipal da Emater de Áurea, com a participação de Laior Baggio da Rádio Polska; do supervisor regional da Emater, Valdir Pedro Zonin, e, também, presidente da Associação dos Produtores de Erva-Mate do Alto Uruguai (Aspemate), e dos extensionistas, Murilo Marcon e Ligia Wencelewski da Emater municipal.

Na ocasião, foram analisadas as seguintes possibilidades: selo de origem, com identificação geográfica das diferentes marcas de erva-mate produzidas em Áurea (capital polonesa dos brasileiros); selo de conformidade - envolvendo os processos desde a matéria-prima até o produto final; gastronomia polonesa à base de erva-mate - pratos típicos poloneses com pitadas de erva-mate; rota da erva-mate no turismo local, dentre outras ações.

Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Erva-Mate do Alto Uruguai (Aspemate), Valdir Pedro Zonin, o objetivo inicial e formar uma parceria envolvendo as indústrias ervateiras do município, Poder Público Municipal, Emater, Radio Polska, Aspemate, Ibramate e demais parcerias interessadas, para colocar a ideia em prática, no sentido de identificar, caracterizar e divulgar esse importante alimento.

‘Com esse leque de ações será possível mostrar o diferencial da erva-mate e derivados produzidos no município de Áurea, que já possui 12 indústrias ervateiras, tornando possível, também, ampliar a exportação já existente para a Polônia, dentre outros países”, disse Zonin.

Publicidade

Blog dos Colunistas