25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Viva o Kerb

Festa será comemorada neste fim de semana em Três Arroios, com adaptações, em função da pandemia

teste
Cristiane Salvi e sua família, comemorando em anos anteriores
Por Ragnara Zago
Foto Divulgação

O Kerb Fest é uma comemoração alemã, realizada anualmente por vários municípios colonizados por essa cultura. Músicas, confraternizações entre as famílias, culinária e alegria, são alguns dos quesitos presentes nesta festa.

​Em Três Arroios, o Kerb é comemorado desde 1918, promovido pela Igreja Católica Santa Isabel da Hungria. Quem visitar o município, vai se encantar com a decoração das casas e em frente à paróquia, onde predominam as cores preto, vermelho e amarelo.

Múltiplas comemorações

​Neste ano, com a pandemia da covid-19, foramnecessárias algumas adaptações, para não deixar a data passar em branco. Segundo o padre, Milton Mattia, que está há muitos anos na linha de frente da organização, a festa é fundamentalmente familiar, e a alegria se encontra desde os preparos para os festejos até o fim do dia da comemoração. “Neste ano celebraremos em dose tripla: o Kerb Fest, o aniversário da igreja diocesana, que completa 50 anos e as sete décadas na nossa paróquia de Três Arroios”, expressa. 

Programação

​A festa acontece no sábado (7) e domingo (8), com vendas de doces, bolos, cucas, galinha assada e churrasco, no sistema pegue e leve. “Em vista da pandemia, todas as atividades são restritas e com todo o cuidado para ser celebrado especialmente em família. Desde o dia 5 de agosto, estão sendo oferecidos vários tipos de doces. Lembrando que o churrasco, galinha assada e o bolo devem ser encomendados previamente na secretaria ou no Salão Paroquial”, ressalta o padre. 

​No domingo acontece também a celebração eucarística, que contará com a presença do bispo Dom Adimir Mazali e padre Jair Carlesso, para a renovação dosministérios. “Convidamos todos a participarem conosco, inclusive das atividades que teremos, como o desfile que acontece no sábado a partir das 15 horas e a benção de carros que será no domingo, depois da missa”, explica Milton. Ele ainda acrescenta, “agradeço a presença de todos e que esse Kerb traga lembranças boas e muita alegria. Viva nosso Kerb de 2021”, finaliza. 

Pessoas ativas na comunidade

​Cristiane Salvi, está na expectativa por mais um ano de comemorações, mesmo que seja de maneira adaptada. “Kerb para mim significa integração e alegria na comunidade, onde as famílias se reúnem com alegria, música, comida e dança. É importante manter essas tradições, pois desta forma, as pessoas ficam mais unidas”, afirma.

Saiba mais 

Qual é a história do baile Kerb?

O baile Kerb é uma festa exclusiva de comunidades alemãs do Sul. Foi idealizada pelos primeiros imigrantes em 1824, que criaram a festa com a intensão de integrar as comunidades alemãs que viviam no Brasil.

O que significa a palavra Kerb?

Um dos significados da palavra Kerb é colheita, ou seja, é a festa da colheita. Algumas comunidades consideram também uma festa em homenagem às igrejas ou simplesmente uma quermesse. O baile é um espaço de sociabilidade, diversão e fortalecimento dos laços da cultura alemã.

Alguns pesquisadores afirmam que o nome deriva de Kircheeinweihfest - festa de inauguração da igreja -; outros afirmam que vem dos termos Korb e Kõorbe — “cesto”, em alemão —, cujo plural seria kerb. Existem muitos significados, porém nenhum é oficial.

Publicidade

Blog dos Colunistas