O Kerb Fest é uma comemoração alemã, realizada anualmente por vários municípios colonizados por essa cultura. Músicas, confraternizações entre as famílias, culinária e alegria, são alguns dos quesitos presentes nesta festa.
Em Três Arroios, o Kerb é comemorado desde 1918, promovido pela Igreja Católica Santa Isabel da Hungria. Quem visitar o município, vai se encantar com a decoração das casas e em frente à paróquia, onde predominam as cores preto, vermelho e amarelo.
Múltiplas comemorações
Neste ano, com a pandemia da covid-19, foramnecessárias algumas adaptações, para não deixar a data passar em branco. Segundo o padre, Milton Mattia, que está há muitos anos na linha de frente da organização, a festa é fundamentalmente familiar, e a alegria se encontra desde os preparos para os festejos até o fim do dia da comemoração. “Neste ano celebraremos em dose tripla: o Kerb Fest, o aniversário da igreja diocesana, que completa 50 anos e as sete décadas na nossa paróquia de Três Arroios”, expressa.
Programação
A festa acontece no sábado (7) e domingo (8), com vendas de doces, bolos, cucas, galinha assada e churrasco, no sistema pegue e leve. “Em vista da pandemia, todas as atividades são restritas e com todo o cuidado para ser celebrado especialmente em família. Desde o dia 5 de agosto, estão sendo oferecidos vários tipos de doces. Lembrando que o churrasco, galinha assada e o bolo devem ser encomendados previamente na secretaria ou no Salão Paroquial”, ressalta o padre.
No domingo acontece também a celebração eucarística, que contará com a presença do bispo Dom Adimir Mazali e padre Jair Carlesso, para a renovação dosministérios. “Convidamos todos a participarem conosco, inclusive das atividades que teremos, como o desfile que acontece no sábado a partir das 15 horas e a benção de carros que será no domingo, depois da missa”, explica Milton. Ele ainda acrescenta, “agradeço a presença de todos e que esse Kerb traga lembranças boas e muita alegria. Viva nosso Kerb de 2021”, finaliza.
Pessoas ativas na comunidade
Cristiane Salvi, está na expectativa por mais um ano de comemorações, mesmo que seja de maneira adaptada. “Kerb para mim significa integração e alegria na comunidade, onde as famílias se reúnem com alegria, música, comida e dança. É importante manter essas tradições, pois desta forma, as pessoas ficam mais unidas”, afirma.
Saiba mais
Qual é a história do baile Kerb?
O baile Kerb é uma festa exclusiva de comunidades alemãs do Sul. Foi idealizada pelos primeiros imigrantes em 1824, que criaram a festa com a intensão de integrar as comunidades alemãs que viviam no Brasil.
O que significa a palavra Kerb?
Um dos significados da palavra Kerb é colheita, ou seja, é a festa da colheita. Algumas comunidades consideram também uma festa em homenagem às igrejas ou simplesmente uma quermesse. O baile é um espaço de sociabilidade, diversão e fortalecimento dos laços da cultura alemã.
Alguns pesquisadores afirmam que o nome deriva de Kircheeinweihfest - festa de inauguração da igreja -; outros afirmam que vem dos termos Korb e Kõorbe — “cesto”, em alemão —, cujo plural seria kerb. Existem muitos significados, porém nenhum é oficial.