25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Paulo Bento: maleta da Leitura

Projeto Maleta da Leitura visa contribuir para os avanços na vida estudantil

teste
Divulgação
Por Da redação
Foto Divulgação

As escolas municipais de Paulo Bento, iniciaram no mês de julho o Projeto “Maleta da Leitura”. A iniciativa tem por objetivo, proporcionar momentos de prazer por meio da leitura, ampliando o vocabulário, criando o hábito de ler, desde a infância, e promovendo a organização de pensamentos com a participação dos pais, neste processo, fortalecendo os vínculos familiares e escolares.

Para o desenvolvimento da ação, foi organizado um ambiente lúdico e interativo, que despertou o interesse dos alunos pelo que estava sendo proposto. No final das atividades, as escolas disponibilizaram mais de 360 obras literárias, adquiridas pela Secretaria Municipal de Educação de Paulo Bento, onde os estudantes puderam escolher os livros de maior interesse e levar para casa em uma maleta, que leva o nome do projeto e a figura da história “O pequeno príncipe”. 

Os livros que são levados para casa, deverão ser lidos às famílias e devolvidos na semana de retorno às atividades escolares, onde serão trocados por novas obras literárias até o final do ano letivo. 

Na Escola de Educação Infantil, a contação de histórias envolve toda a comunidade escolar.  Em função disso, o projeto foi criado com a meta de propiciar e despertar nas crianças o gosto pela leitura. A atividade precisa acontecer de maneira prazerosa e lúdica, visando a melhoria do vocabulário dos alunos, bem como da capacidade de imaginação e diversão. Assim, inserindo no contexto destes meninos e meninas, uma nova roupagem na magia da leitura.  

A proposta do projeto no Ensino Fundamental 1, tem como objetivo específico o crescimento intelectual e social do aluno, para que o processo de formar leitores possa se propagar nos anos seguintes, tornando-se uma prática importante na vida da criança, além da vida escolar. A avaliação será feita durante toda a ação, desde a escolha dos livros até a apresentação, observando o avanço do aluno na evolução do vocabulário, capacidade de abstrair respostas, compreensão, interpretação e fluência de leitura.

Publicidade

Blog dos Colunistas