25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Charrua: cantinho do tio Sadi para preservar a história

Família Sbardelotto construiu galpão para preservar equipamentos antigos da atividade agrícola

teste
Divulgação
Por Da redação
Foto Divulgação

Colono e Motorista. Em Charrua, anualmente, o dia 25 era celebrado por meio de uma grande festa, organizada pelas instituições que atendem os produtores rurais e participam do dia a dia e do desenvolvimento das propriedades. Em virtude da pandemia do Coronavírus, 2021 é o segundo ano consecutivo em que a festa e a aglomeração não aconteceram.

Pensando em como transmitir uma mensagem de reconhecimento e agradecimento a estes trabalhadores, que são parte majoritária na economia charruense, o escritório da Emater/ASCAR-RS propôs uma visita para conhecer o espaço criado pela família Sbardelotto para preservar a memória da sua trajetória na lida do campo.

O senhor Sadi Sbardelotto, de 75 anos, e a senhora Teresinha Maria Mulinari Sbardelotto, de 71 anos, decidiram criar um espaço para manter todos aqueles equipamentos que por anos foram a tecnologia de plantio, colheita e transporte disponível para os colonos e motoristas.

Assim como em outras propriedades do município, os filhos, netos e demais familiares auxiliaram para que a ideia fosse executada. Assim surgiu o Cantinho do tio Sadi, onde se encontram inúmeros itens que despertam lembranças e memórias de um tempo menos acelerado, de atividades menos automatizadas e de muito trabalho.

Publicidade

Blog dos Colunistas