14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Enfermeira esclarece dúvidas sobre a vacinação da Covid-19

Enfermeira Iraci Rodrigues, responsável pelo setor de vacinação da UBS Sede de Benjamin Constant do Sul

teste
Divulgação
Por Da redação
Foto Divulgação

Com o objetivo de sanar dúvidas da população, com relação aos imunizantes contra a covid-19, a assessoria de comunicação de Benjamin Constant do Sul, conversou com a enfermeira Iraci Rodrigues, responsável pelo setor de vacinação da UBS Sede. “Não deixe de se proteger! Você ainda não se vacinou? Procure a UBS de sua referência. A vacina é essencial para a saúde de toda a comunidade”, destaca a profissional.

 

- Qual a importância de tomar a vacina para a covid-19?

A vacina foi desenvolvida com o objetivo de diminuir os casos do novo coronavírus no Brasil e no mundo. A doença já fez mais de 3 milhões de vítimas e cientistas do mundo inteiro, se dedicaram integralmente na busca de soluções eficientes para o problema. Os imunizantes desenvolvidos, apresentam tecnologias diferentes, mas todos são seguros e eficazes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, as vacinas salvam entre 2 e 3 milhões de vidas todos os anos e, por isso, são as melhores opções para se resguardar de doenças e de infecções mais graves.

- Como o imunizante age em nosso organismo?

As vacinas funcionam no nosso organismo da seguinte forma: O sistema imunológico reconhece-as como se fosse um antígeno invasor, como o próprio vírus ou uma bactéria. Diante disto, o sistema imunológico produz células e anticorpos para combater as doenças. Esta resposta fica guardada como uma memória imunológica em nosso organismo, que passa a reconhecer rapidamente o invasor, acionando mecanismos de combate e defesa. As vacinas, de forma geral, possuem como principal objetivo, diminuir os riscos de contrair uma doença e, principalmente, de desenvolver as formas mais graves de infecção. Por isso ao se vacinar contra o novo coronavírus, você estará protegendo todos ao seu redor da maneira mais eficaz possível.

- Qual a importância da vacinação em nível municipal e regional?

Ao se vacinar você não estará protegendo apenas a si próprio, mas todas as pessoas ao seu redor também, ajudando a reduzir a circulação do vírus e de bactérias protegendo os nossos familiares, amigos e pessoas de nosso convívio. É fundamental que todo o grupo com recomendação para ser vacinado tome a vacina quando chegar sua vez!

- Há riscos em tomar a vacina para a covid-19?

Como todas as vacinas, pode causar eventos adversos leves, chamadas reações, como por exemplo, febre, dor ou vermelhidão no braço, dor no corpo, ou mal estar. Até o momento, as reações relatadas por pacientes vacinados são leves e desapareceram dentro de um ou dois dias. É importante ressaltar que qualquer vacina licenciada é rigorosamente testada e passa por várias fases antes de ser aprovada para uso.

- É mesmo necessário tomar as duas doses da vacina?

Sim. As duas doses são necessárias para a proteção ideal.

- Quanto tempo depois de tomar a vacina estamos imunizados?

A imunização inicia após 15 dias quando feita a 1ª dose. Para maior eficácia, é preciso aguardar duas semanas, duas doses feitas - exceto a vacina Janssen, onde se aplica uma única dose - por isso, é importante fazer as duas doses sendo que a segunda irá complementar a primeira. Lembrando que devemos continuar com todos os cuidados, usar máscara, evitar aglomerações e higienizar sempre as mãos.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas