14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Viadutos: dando asas à imaginação das crianças

Objetivo foi despertar o interesse e explorar o mundo dos pássaros

teste
Divulgação
Por Da redação
Foto Divulgação

Em um momento de conversa com as crianças da pré-escola B, despertou-se o interesse por investigar o mundo dos pássaros, partindo de uma atividade que explorava os elementos da natureza. A professora regente Luciana Girardi, deu início ao trabalho com um poema “O Pássaro Azul”. Em um segundo momento foi trabalhado a individualidade dos pássaros: cantos, ninhos, cores, habitat, alimentação, entre outros.

Em virtude da estação do ano, outono e inverno, e a falta de alimento para os pássaros, a professora juntamente com as crianças colocaram no pátio da escola um comedouro para auxiliar na alimentação das aves que visitam a escola, ouvindo os sons e identificando as espécies. As famílias foram convidadas a confeccionar um comedouro em suas casas.

Em seguida, as crianças visualizaram as imagens de pássaros e foram desafiadas a reproduzir com modelagem (massa de modelar) o que mais lhe chamava atenção.

No decorrer do processo, a professora solicitou que as crianças que observassem os pássaros que tinham ao redor de suas casas, e com este registro, as turmas fizeram a investigação das espécies na internet. Após, as crianças fizeram um desenho da observação utilizando tinta guache. Nesta investigação também foram escolhidas algumas palavras, para instigar a escrita simbólica em um quadro das preferências das crianças em torno deste tema.

Em uma hora do conto, “Mil pássaros pelos céus” de autoria de Ruth Rocha, foi solicitado que as crianças que tivessem pássaros em casa, os trouxessem para escola, para fazer uma reflexão sobre os pássaros de gaiola e os que vivem livres na natureza, em seguida, as crianças reproduziram as aves em desenhos. As outras turmas da escola também foram comtempladas com a atividade, as crianças do berçário ficaram encantadas com os pássaros.

Após as investigações, um dos pássaros que mais chamou a atenção das turmas foi o joão de barro. Por causa da sua casa de barro, a professora trouxe uma casa de João de barro para que as crianças pudessem observar com mais detalhes e reproduzir a mesma com argila. Em seguida, confeccionaram um livro, com a narrativa e ilustrações feitas pelas crianças.

Outra espécie investigada pelas turmas foi “bem- te –vi”, que são vistos com frequência no município. Primeiramente, com uma contação de história, após, foram exploradas as curiosidades sobre o mesmo. Utilizando os personagens da história, a professora explorou sequência e alguns conceitos matemáticos.

“Este lindo projeto terá continuidade com uma investigação com binóculos na natureza, a professora fará um passeio, instigando as crianças a falar sobre árvores frutíferas e outras curiosidades, falando sobre as árvores que dão frutos é possível fazer um projeto sobre alimentação saudável e seus benefícios para nossa saúde. E, assim, vamos valorizando as curiosidades e interesses das crianças no planejamento das atividades da pré-escola B”, disseram as professoras Luciana Girardi e Vanessa Maria Sacomori.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas